A pessoa idosa no contexto da Covid-19: assuntos veiculados na mídia do Distrito Federal

Autores

  • Bruna Bastos de Paula Estudante de graduação em Medicina na Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.
  • Pedro Joaquim Braga de Camargo Estudante de graduação em Medicina na Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.
  • Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione Psicóloga, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, UnB. Coordenadora no Grupo de Pesquisa CNPq NeuroCog-Idoso.
  • Henrique Salmazo da Silva Gerontólogo, Universidade de São Paulo, Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p99-115

Palavras-chave:

Idoso, Infecções por Coronavirus, Mídia Audiovisual.

Resumo

Objetivou-se investigar os assuntos veiculados pela mídia jornalística do Distrito Federal, a respeito da velhice e COVID-19.  Foram analisadas 74 matérias veiculadas no jornal Correio Braziliense entre 8 de março e 10 de maio de 2020. A análise textual, conduzida pelo IRaMuTeQ, resultou em cinco classes de palavras: Desenvolvimento da Pandemia; Medidas; Ambiente; Atenção ao Idoso; e Saúde e Pesquisa. A representação da velhice foi plural e associada à doença, proteção, vida pública e os programas para idosos. 

 

Biografia do Autor

Bruna Bastos de Paula, Estudante de graduação em Medicina na Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.

Estudante de graduação em Medicina na Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5321-8818

 

Pedro Joaquim Braga de Camargo, Estudante de graduação em Medicina na Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.

Estudante de graduação em Medicina na Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.

ORCID Id: https://orcid.org/0000-0003-3625-4929

 

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, Psicóloga, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, UnB. Coordenadora no Grupo de Pesquisa CNPq NeuroCog-Idoso.

Psicóloga, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, UnB. Coordenadora no Grupo de Pesquisa CNPq NeuroCog-Idoso.

 

Henrique Salmazo da Silva, Gerontólogo, Universidade de São Paulo, Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.

Gerontólogo, Universidade de São Paulo, Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Paula, B. B. de, Camargo, P. J. B. de, Chariglione, I. P. F. S., & Salmazo da Silva, H. (2020). A pessoa idosa no contexto da Covid-19: assuntos veiculados na mídia do Distrito Federal. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 99–115. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p99-115