Cuidados às pessoas idosas por meio de ferramentas digitais, em período de isolamento social, decorrente do COVID-19

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva Prof.a Pós-Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Saúde II, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas (NIEFAM).
  • Gilberto Alves Dias Graduando em Fisioterapia/UESB, Bolsista de Extensão do NIEFAM nas ações de pesquisa-extensão.
  • Neuziele Miranda da Silva Licenciada em Educação Física, UESB e Bacharelanda em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci. Membro colaborador do NIEFAM da área de Educação Física.
  • Carla Manoela Oliveira de Araujo Psicóloga, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, campus de Jequié, BA. Membro colaborador do NIEFAM do Serviço de Psicologia. Mestranda em Relações Étnicas e Contemporaneidade, PPGREC, com área de concentração em Relações Étnicas, Gênero e Sociedade, do Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE/UESB -2020.
  • Keila Brito Matos Santos Psicóloga, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, campus de Jequié, BA. Colaboradora no Serviço de Psicologia NIEFAM/UESB.
  • Aiadni Catunda da Cruz – Psicóloga, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, campus de Jequié, BA. Colaboradora no Serviço de Psicologia NIEFAM/UESB.
  • Luan Gonçalves de Souza Graduado em Nutrição, Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas, FANUT/UFAL. Membro colaborador do NIEFAM como Coordenador do Serviço de Nutrição do Núcleo.
  • Elienai Bitencourt Batista Prof.a Mestre em Ciências da Computação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Docente do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT)/UESB. Coordenadora do Projeto Idoso Digital do NIEFAM.
  • Ítalo de Oliveira Chaves Graduado em Pedagogia, UESB, Membro colaborador do NIEFAM como Coordenador do Programa de Alfabetização (EJA) do Núcleo.
  • Laércio da Silva Reis Júnior Graduando em Fisioterapia, UESB, Membro colaborador do NIEFAM nas ações de pesquisa-extensão.
  • Thais Ribeiro Nascimento Bacharel em Fisioterapia, UESB, Membro colaborador do NIEFAM. Ex-bolsista de Iniciação cientifica CNPq.
  • Luan Felix Silva Alves Bacharel em Fisioterapia, UESB, Membro colaborador do NIEFAM. Ex-bolsista de Iniciação científica FAPESB e de Extensão/ NIEFAM.
  • Zilanda Souza Botelho Graduanda em Enfermagem, UESB, Membro do NIEFAM. Bolsista de Iniciação Científica FAPESB - período de 01/08/2019 a 31/07/2020.
  • Fernanda Luz Barros Graduanda em Enfermagem, UESB, Membro do NIEFAM. Bolsista de Extensão.
  • Thauani Soares Vieira Graduanda em Medicina, UESB, Membro do NIEFAM. Bolsista de Extensão.
  • Wicentte Aurélio dos Santos Prates Graduando em Enfermagem, UESB, Membro colaborador do NIEFAM nas ações de pesquisa-extensão.
  • Tacio Fernandes Mello Graduando em Educação Física, UESB, Membro do NIEFAM. Bolsista de Iniciação Cientifica CNPq - período de 01/08/2019 a 31/07/2020.
  • Daniela Sena da Silva Graduanda em Educação Física, UESB, Membro colaborador do NIEFAM nas ações de pesquisa-extensão.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p117-139

Palavras-chave:

Pessoa Idosa, Doença Crônica, Isolamento Social, Inclusão digital, Resiliência Psicológica.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de cuidados às pessoas idosas por meio de ferramentas digitais. Descrevem-se as estratégias de apoio social do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas (NIEFAM), no contexto da extensão à promoção de um viver humano saudável de seus participantes. Utilizaram-se vídeos-aulas educativas preparadas pela equipe de docentes, discentes e profissionais do serviço diante das demandas de cuidado do grupo sobre o enfrentamento a doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo é estimular as competências adaptativas das pessoas, seus recursos latentes, entendidos aqui como resiliência, a capacidade de flexibilidade e adaptação ao que o contexto atual impõe fortemente: o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis, em período de isolamento social, em decorrência do COVID-19.

 

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva, Prof.a Pós-Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Saúde II, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas (NIEFAM).

Prof.a Pós-Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Saúde II, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas (NIEFAM).

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5032-2655

 

Gilberto Alves Dias, Graduando em Fisioterapia/UESB, Bolsista de Extensão do NIEFAM nas ações de pesquisa-extensão.

Graduando em Fisioterapia/UESB, Bolsista de Extensão do NIEFAM nas ações de pesquisa-extensão.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7032-7354

 

Neuziele Miranda da Silva, Licenciada em Educação Física, UESB e Bacharelanda em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci. Membro colaborador do NIEFAM da área de Educação Física.

Licenciada em Educação Física, UESB e Bacharelanda em Educação Física, Centro Universitário Leonardo da Vinci. Membro colaborador do NIEFAM da área de Educação Física.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1456-1020

 

Carla Manoela Oliveira de Araujo, Psicóloga, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, campus de Jequié, BA. Membro colaborador do NIEFAM do Serviço de Psicologia. Mestranda em Relações Étnicas e Contemporaneidade, PPGREC, com área de concentração em Relações Étnicas, Gênero e Sociedade, do Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE/UESB -2020.

Psicóloga pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, campus de Jequié, BA. Membro colaborador do NIEFAM do Serviço de Psicologia. Mestranda em Relações Étnicas e Contemporaneidade, PPGREC, com área de concentração em Relações Étnicas, Gênero e Sociedade, do Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE/UESB -2020.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3361-1364

Keila Brito Matos Santos, Psicóloga, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, campus de Jequié, BA. Colaboradora no Serviço de Psicologia NIEFAM/UESB.

Psicóloga, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, campus de Jequié, BA. Colaboradora no Serviço de Psicologia NIEFAM/UESB.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3284-1432

 

Aiadni Catunda da Cruz, – Psicóloga, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, campus de Jequié, BA. Colaboradora no Serviço de Psicologia NIEFAM/UESB.

Psicóloga, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, campus de Jequié, BA. Colaboradora no Serviço de Psicologia NIEFAM/UESB.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1736-6159

 

Luan Gonçalves de Souza, Graduado em Nutrição, Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas, FANUT/UFAL. Membro colaborador do NIEFAM como Coordenador do Serviço de Nutrição do Núcleo.

Graduado em Nutrição, Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas, FANUT/UFAL. Membro colaborador do NIEFAM como Coordenador do Serviço de Nutrição do Núcleo.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2430-0724

 

Elienai Bitencourt Batista, Prof.a Mestre em Ciências da Computação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Docente do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT)/UESB. Coordenadora do Projeto Idoso Digital do NIEFAM.

Prof.a Mestre em Ciências da Computação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Docente do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT)/UESB. Coordenadora do Projeto Idoso Digital do NIEFAM.

ORCID: https://orcid.org/8924542780864283

 

Ítalo de Oliveira Chaves, Graduado em Pedagogia, UESB, Membro colaborador do NIEFAM como Coordenador do Programa de Alfabetização (EJA) do Núcleo.

Graduado em Pedagogia, UESB, Membro colaborador do NIEFAM como Coordenador do Programa de Alfabetização (EJA) do Núcleo.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7441-3308

 

Laércio da Silva Reis Júnior, Graduando em Fisioterapia, UESB, Membro colaborador do NIEFAM nas ações de pesquisa-extensão.

Graduando em Fisioterapia, UESB, Membro colaborador do NIEFAM nas ações de pesquisa-extensão.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4618-2842

 

Thais Ribeiro Nascimento, Bacharel em Fisioterapia, UESB, Membro colaborador do NIEFAM. Ex-bolsista de Iniciação cientifica CNPq.

Bacharel em Fisioterapia, UESB, Membro colaborador do NIEFAM. Ex-bolsista de Iniciação cientifica CNPq.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8673-9273.

 

Luan Felix Silva Alves, Bacharel em Fisioterapia, UESB, Membro colaborador do NIEFAM. Ex-bolsista de Iniciação científica FAPESB e de Extensão/ NIEFAM.

Bacharel em Fisioterapia, UESB, Membro colaborador do NIEFAM. Ex-bolsista de Iniciação científica FAPESB e de Extensão/ NIEFAM.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6525-443X

 

Zilanda Souza Botelho, Graduanda em Enfermagem, UESB, Membro do NIEFAM. Bolsista de Iniciação Científica FAPESB - período de 01/08/2019 a 31/07/2020.

Graduanda em Enfermagem, UESB, Membro do NIEFAM. Bolsista de Iniciação Científica FAPESB - período de 01/08/2019 a 31/07/2020.

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-7948-7071

 

Fernanda Luz Barros, Graduanda em Enfermagem, UESB, Membro do NIEFAM. Bolsista de Extensão.

Graduanda em Enfermagem, UESB, Membro do NIEFAM. Bolsista de Extensão.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1854-0828

 

Thauani Soares Vieira, Graduanda em Medicina, UESB, Membro do NIEFAM. Bolsista de Extensão.

Graduanda em Medicina, UESB, Membro do NIEFAM. Bolsista de Extensão.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7688-3151

 

Wicentte Aurélio dos Santos Prates, Graduando em Enfermagem, UESB, Membro colaborador do NIEFAM nas ações de pesquisa-extensão.

Graduando em Enfermagem, UESB, Membro colaborador do NIEFAM nas ações de pesquisa-extensão.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9897-983X

 

Tacio Fernandes Mello, Graduando em Educação Física, UESB, Membro do NIEFAM. Bolsista de Iniciação Cientifica CNPq - período de 01/08/2019 a 31/07/2020.

Graduando em Educação Física, UESB, Membro do NIEFAM. Bolsista de Iniciação Cientifica CNPq - período de 01/08/2019 a 31/07/2020.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5560-730X

 

Daniela Sena da Silva, Graduanda em Educação Física, UESB, Membro colaborador do NIEFAM nas ações de pesquisa-extensão.

Graduanda em Educação Física, UESB, Membro colaborador do NIEFAM nas ações de pesquisa-extensão.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0422-1850

 

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Silva, L. W. S. da, Dias, G. A., Silva, N. M. da, Araujo, C. M. O. de, Santos, K. B. M., Cruz, A. C. da, Souza, L. G. de, Batista, E. B., Chaves, Ítalo de O., Reis Júnior, L. da S., Nascimento, T. R., Alves, L. F. S., Botelho, Z. S., Barros, F. L., Vieira, T. S., Prates, W. A. dos S., Mello, T. F., & Silva, D. S. da. (2020). Cuidados às pessoas idosas por meio de ferramentas digitais, em período de isolamento social, decorrente do COVID-19. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 117–139. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p117-139