Violência no contexto intrafamiliar de pessoas idosas com deficiência física

Autores

  • Jéssica da Silva Gomes Fisioterapeuta da Policlínica Gerontológica, Fundação Univer-sidade Aberta da Terceira Idade, FUnATI. Aluna do Curso de Especialização em Geron-tologia e Saúde do Idoso, da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil. Afiliação à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade.
  • Vanusa do Nascimento Enfermeira. Mestra em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria. Profa. Curso de Pós-Graduação em Gerontologia e Saúde do Idoso, UnA-TI/UEA. Coordenadora da Policlínica Gerontológica da Universidade Aberta da Terceira Idade, UnATI/UEA. Manaus, Amazonas, Brasil. Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.
  • Maria de Nazaré de Souza Ribeiro Enfermeira Doutora. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.
  • Fátima Helena do Espírito Santo Enfermeira Doutora. Professora da Universidade Federal Fluminense, UFF. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ, Brasil.
  • Clesiane Xavier Diniz Enfermeira Doutora. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.
  • Cássia Rozária da Silva Souza Enfermeira Doutora. Professora do Curso de Gradua-ção em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.
  • Fernanda Farias de Castro Enfermeira. Professora do Curso de Graduação em En-fermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p313-330

Palavras-chave:

Violência doméstica, Exposição à violência, Maus-tratos ao idoso, Idoso com Deficiência Funcional, Idoso.

Resumo

Objetiva-se identificar a tipologia e a vivência da violência intrafamiliar sofrida por pessoas idosas com deficiência. Trata-se de estudo qualitativo e exploratório. Realizaram-se entrevistas audiogravadas. Compuseram a amostra cinco pessoas idosas de ambos os sexos, com deficiência física. Os resultados evidenciam que a violência psicológica se fez presente na vida de todos os idosos entrevistados. Concluindo, idosos com deficiência estão continuamente sendo expostos à violência pela dificuldade de enxergá-las como tal e pela incapacidade de exercerem sua autonomia e independência devido às deficiências que os afetam.

 

Biografia do Autor

Jéssica da Silva Gomes, Fisioterapeuta da Policlínica Gerontológica, Fundação Univer-sidade Aberta da Terceira Idade, FUnATI. Aluna do Curso de Especialização em Geron-tologia e Saúde do Idoso, da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil. Afiliação à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade.

Fisioterapeuta da Policlínica Gerontológica, Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, FUnATI. Aluna do Curso de Especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso, da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil. Afiliação à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0753-2566

 

Vanusa do Nascimento, Enfermeira. Mestra em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria. Profa. Curso de Pós-Graduação em Gerontologia e Saúde do Idoso, UnA-TI/UEA. Coordenadora da Policlínica Gerontológica da Universidade Aberta da Terceira Idade, UnATI/UEA. Manaus, Amazonas, Brasil. Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

Enfermeira. Mestra em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria. Profa. Curso de Pós-Graduação em Gerontologia e Saúde do Idoso, UnATI/UEA. Coordenadora da Policlínica Gerontológica da Universidade Aberta da Terceira Idade, UnATI/UEA. Manaus, Amazonas, Brasil. Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4141-2784

 

Maria de Nazaré de Souza Ribeiro, Enfermeira Doutora. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.

Enfermeira Doutora. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7641-1004

 

Fátima Helena do Espírito Santo, Enfermeira Doutora. Professora da Universidade Federal Fluminense, UFF. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ, Brasil.

Enfermeira Doutora. Professora da Universidade Federal Fluminense, UFF. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói, RJ, Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4611-5586

Clesiane Xavier Diniz, Enfermeira Doutora. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.

Enfermeira Doutora. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4689-6204

 

Cássia Rozária da Silva Souza, Enfermeira Doutora. Professora do Curso de Gradua-ção em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

Enfermeira Doutora. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9790-3713

 

Fernanda Farias de Castro, Enfermeira. Professora do Curso de Graduação em En-fermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.

Enfermeira. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas, UEA. Manaus, Amazonas, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-1970-5169

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Gomes, J. da S., Nascimento, V. do, Ribeiro, M. de N. de S., Espírito Santo, F. H. do, Diniz, C. X., Souza, C. R. da S., & Castro, F. F. de. (2020). Violência no contexto intrafamiliar de pessoas idosas com deficiência física. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 313–330. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p313-330

Edição

Seção

Artigos