Atividade Física, Pessoas Idosas e Isolamento Social – um olhar a partir de vídeos do Youtube

Autores

  • Andrea Mathes Faustino Enfermeira. Mestre em Enfermagem Fundamental. Doutora em Ciências da Saúde. Docente, pesquisadora, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/CEAM/UnB, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil. Pesquisadora atuante na área da Gerontologia.
  • Rui Neves Professor Auxiliar, Pesquisador, Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, UA, Campus de Santiago, Aveiro, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p167-183

Palavras-chave:

Idoso, Filme e Vídeo Educativo, Atividade Motora, Covid-19.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o conteúdo dos vídeos de apoio à Atividade Física (AF) de pessoas idosas em isolamento social, disponíveis no Youtube durante a pandemia da Covid-19. Estudo exploratório, qualitativo, realizado com base em vídeos disponíveis na plataforma de compartilhamento do YouTube. Dos vinte vídeos analisados, observou-se elevado número de visualizações e uma preocupação com a metodologia em apresentar os exercícios a pessoas idosas revelando, assim, um cuidado ajustado às capacidades funcionais desse grupo.

 

Biografia do Autor

Andrea Mathes Faustino, Enfermeira. Mestre em Enfermagem Fundamental. Doutora em Ciências da Saúde. Docente, pesquisadora, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/CEAM/UnB, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil. Pesquisadora atuante na área da Gerontologia.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Fundamental. Doutora em Ciências da Saúde. Docente, pesquisadora, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/CEAM/UnB, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil. Pesquisadora atuante na área da Gerontologia.

 

Rui Neves, Professor Auxiliar, Pesquisador, Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, UA, Campus de Santiago, Aveiro, Portugal.

Professor Auxiliar, Pesquisador, Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, UA, Campus de Santiago, Aveiro, Portugal.

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Faustino, A. M., & Neves, R. (2020). Atividade Física, Pessoas Idosas e Isolamento Social – um olhar a partir de vídeos do Youtube. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 167–183. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p167-183