Representações Sociais do Diabetes Mellitus por pessoas idosas

Autores

  • Tatiane Dias Casimiro Valença Fisioterapeuta (UCSAL). Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Enfermagem e Saúde Coletiva (UESB). Docente Adjunta do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Nayara Mariana Batista de Oliveira Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Pollyanna Viana Lima Enfermeira. Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).
  • Maria Nice Dutra de Oliveira Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva (UEFS). Docente Assistente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p347-364

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Envelhecimento, Representação social.

Resumo

A maneira como as pessoas representam o Diabetes Mellitus pode influenciar no viver com a doença. O objetivo foi apreender as representações sociais a respeito do Diabetes Mellitus e analisar os impactos da doença na vida de onze idosos atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia. Emergiram três categorias: 1) Diabetes Mellitus: uma doença ruim; 2) Diabetes Mellitus: mudança total de vida; 3) Diabetes Mellitus: Resiliência.  É fundamental para o profissional da área de saúde conhecer as representações sociais do Diabetes Mellitus para desenvolver ações de educação em saúde e cuidados ao paciente com essa doença.

 

Biografia do Autor

Tatiane Dias Casimiro Valença, Fisioterapeuta (UCSAL). Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Enfermagem e Saúde Coletiva (UESB). Docente Adjunta do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Fisioterapeuta (UCSAL). Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Enfermagem e Saúde Coletiva (UESB). Docente Adjunta do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Nayara Mariana Batista de Oliveira, Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Pollyanna Viana Lima, Enfermeira. Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

Enfermeira. Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).  

 

Maria Nice Dutra de Oliveira, Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva (UEFS). Docente Assistente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva (UEFS). Docente Assistente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Valença, T. D. C., Oliveira, N. M. B. de, Lima, P. V., & Oliveira, M. N. D. de. (2020). Representações Sociais do Diabetes Mellitus por pessoas idosas. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 347–364. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p347-364

Edição

Seção

Artigos