Centro-dia para idosos e psicoeducação: intervenções no grupo de profissionais cuidadores e na sua relação com as pessoas idosas.

Autores

  • Wellington da Silva Oliveira Especialista em Saúde Pública, Centro Universitário São Camilo, Graduado em Psicologia, Universidade Nove de Julho, atuando como Psicólogo Social em um Centro Dia para Idosos, e atuante como Psicólogo Clínico e Consultoria Psicológica.
  • Thaís Bento Lima da Silva Mestra e Doutora, Programa de Neurologia Cognitiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Docente do Curso de Graduação em Gerontologia da EACH-USP. Pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p89-109

Palavras-chave:

Psicoeducação, Profissionais Cuidadores, Pessoas Idosas.

Resumo

Esta pesquisa, descritiva e seccional, objetivou apresentar intervenções psicoeducativas no grupo de profissionais cuidadores e na sua relação com as pessoas idosas em um Centro-dia para idosos. A vivência mostrou que cuidar pode ser gratificante; porém o despreparo profissional ou ausência de suporte pode gerar sobrecarga física e emocional ao cuidador, com desfecho para a saúde mental. Assim, as intervenções com os cuidadores têm sido fundamentais na partilha de saberes, tomada de consciência de fenômenos da velhice, oportunizando o desenvolvimento profissional, que sustenta e promove a qualidade nos cuidados pessoais e prestados. Secundariamente, geraram efeitos terapêuticos por meio da expressão das emoções dos membros e continência emocional no campo grupal.

Biografia do Autor

Wellington da Silva Oliveira, Especialista em Saúde Pública, Centro Universitário São Camilo, Graduado em Psicologia, Universidade Nove de Julho, atuando como Psicólogo Social em um Centro Dia para Idosos, e atuante como Psicólogo Clínico e Consultoria Psicológica.

Especialista em Saúde Pública, Centro Universitário São Camilo, Graduado em Psicologia, Universidade Nove de Julho, atuando como Psicólogo Social em um Centro Dia para Idosos, e atuante como Psicólogo Clínico e Consultoria Psicológica. 

 

Thaís Bento Lima da Silva, Mestra e Doutora, Programa de Neurologia Cognitiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Docente do Curso de Graduação em Gerontologia da EACH-USP. Pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Mestra e Doutora, Programa de Neurologia Cognitiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Docente do Curso de Graduação em Gerontologia da EACH-USP. Pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Oliveira, W. da S., & Lima da Silva, T. B. (2020). Centro-dia para idosos e psicoeducação: intervenções no grupo de profissionais cuidadores e na sua relação com as pessoas idosas. Revista Kairós-Gerontologia, 23(3), 89–109. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p89-109

Edição

Seção

Artigos