Educação em saúde por teleatendimento: informações sobre a COVID-19 para idosos diabéticos

Autores

  • Nathalia Priscilla Oliveira Silva Bessa Mestre em Fisioterapia, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Bartolomeu Fagundes de Lima Filho Mestre em Fisioterapia, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Ana Clara Teixeira Fernandes Discente do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Íkaro Felipe da Silva Patrício Discente do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Nadja de Oliveira Alves Discente do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Fabrícia Azevêdo da Costa Cavalcanti Doutora em Ciência da Saúde. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p435-448

Palavras-chave:

COVID-19, Diabetes Mellitus, Telessaúde.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência desenvolvido sob a perspectiva de educação em saúde, por ligações telefônica, para idosos diabéticos durante a pandemia da COVID-19. Trinta idosos receberam informações sobre os sintomas, as formas de transmissão e medidas de prevenção da COVID-19, segundo o Ministério da Saúde. O estudo explora a importância da educação em saúde e do teleatendimento para promoção de saúde.

 

Biografia do Autor

Nathalia Priscilla Oliveira Silva Bessa, Mestre em Fisioterapia, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mestre em Fisioterapia, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Bartolomeu Fagundes de Lima Filho, Mestre em Fisioterapia, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mestre em Fisioterapia, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Ana Clara Teixeira Fernandes, Discente do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Discente do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Íkaro Felipe da Silva Patrício, Discente do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Discente do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Nadja de Oliveira Alves, Discente do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Discente do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Fabrícia Azevêdo da Costa Cavalcanti, Doutora em Ciência da Saúde. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Doutora em Ciência da Saúde. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Bessa, N. P. O. S., Lima Filho, B. F. de, Fernandes, A. C. T., Patrício, Íkaro F. da S., Alves, N. de O., & Cavalcanti, F. A. da C. (2020). Educação em saúde por teleatendimento: informações sobre a COVID-19 para idosos diabéticos. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 435–448. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p435-448