Audição, equilíbrio e envelhecimento: análise de teses produzidas por fonoaudiólogos doutores brasileiros

Autores

  • Ana Carla Oliveira Garcia Fonoaudióloga, PUCCAMP, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialização na área de Audiologia, Conselho Federal de Fonoaudiologia, com ênfase em Saúde e Educação Pública. Aprimoramento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, FIOCRUZ. Vivência Internacional com certificação de Hearing Aid Specialist, Departamento de Saúde da Flórida, USA. Estudante Visitante Pesquisadora na Universidade de Montreal (Canadá). Mestrado PUC-SP (2016). Cursando Doutorado PUC-SP.
  • Claudia Ragusa-Mouradian Fonoaudióloga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialização em Audiologia, CFFa e em Promoção de Saúde, FSP/USP e Mestrado em Educação: Distúrbios da Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde foi professor assistente mestre (2002). Doutoranda em Fonoaudiologia, PUC-SP. Atualmente é fonoaudiólogo da Prefeitura do Município de São Paulo.
  • Jéssica Raignieri Graduação em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa, ULBRA. Graduação em Fonoaudiologia, Centro Universitário de Várzea Grande, UNIVAG-MT. Pós-Graduação em Audiologia, CEFAC-SP. Mestrado em Fonoaudiologia Clínica, PUC-SP. Doutoranda em Fonoaudiologia Clínica, PUC-SP.
  • Rosy Silva Doutoranda, Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestrado em Fonoaudiologia, Universidade Católica de São Paulo. Experiência em audiologia clínica atuando no Serviço de Audiologia Clínica da DERDIC PUC-SP.
  • Mariene Umeoka-Hidaka Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialização em Audiologia, Docente da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, Coordenadora da Residência em Saúde: área Fonoaudiologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Saúde Auditiva e Saúde do Trabalhador.
  • Pablo Ferraz Pablo Ferraz - Fonoaudiólogo, Faculdade Santa Terezinha, CEST/MA. Mestre em Saúde Materno-Infantil, UFMA. Perito em Voz, Fala e Linguagem, MPRJ. Especialista em Voz, Centro de Estudos da Voz, CEV/SP e CFFa. Especialista em Gerontologia, IESMA. Pós-graduando em Perícia Criminal e Ciências Forenses, IPOG. Atualmente é Fonoaudiólogo, Secretaria de Estado da Saúde. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4612-2612. E-mail:
  • Léslie Piccolotto Ferreira Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, UNIFESP-EPM. Professora Titular do Departamento de Teoria e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3230-7248.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p179-198

Palavras-chave:

Envelhecimento, Indicadores de Produção Científica, Audição.

Resumo

Caracterizou-se, neste estudo, a análise das teses de 293 fonoaudiólogos doutores brasileiros, sobre a temática da audição e equilíbrio, com o objetivo de registrar as que abordaram questões relacionadas ao envelhecimento. Foram classificados os seguintes aspectos: Diagnóstico audiológico, Políticas Públicas em Saúde Auditiva, Avaliação e Reabilitação Vestibular, (Re)Habilitação Auditiva, Seleção e Adaptação de dispositivos eletrônicos de audição (AASI)/IC), Telessaúde e Outros. Os resultados sugerem a necessidade de ampliar a produção científica relacionada ao tema.

 

Biografia do Autor

Ana Carla Oliveira Garcia, Fonoaudióloga, PUCCAMP, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialização na área de Audiologia, Conselho Federal de Fonoaudiologia, com ênfase em Saúde e Educação Pública. Aprimoramento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, FIOCRUZ. Vivência Internacional com certificação de Hearing Aid Specialist, Departamento de Saúde da Flórida, USA. Estudante Visitante Pesquisadora na Universidade de Montreal (Canadá). Mestrado PUC-SP (2016). Cursando Doutorado PUC-SP.

Fonoaudióloga, PUCCAMP, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialização na área de Audiologia, Conselho Federal de Fonoaudiologia, com ênfase em Saúde e Educação Pública. Aprimoramento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, FIOCRUZ. Vivência Internacional com certificação de Hearing Aid Specialist, Departamento de Saúde da Flórida, USA. Estudante Visitante Pesquisadora na Universidade de Montreal (Canadá). Mestrado PUC-SP (2016). Cursando Doutorado PUC-SP.

ORCID Id: http://orcid.org/0000-0003-4664-0073

URL: https://orcid.org/0000-0003-4664-0073

 

Claudia Ragusa-Mouradian, Fonoaudióloga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialização em Audiologia, CFFa e em Promoção de Saúde, FSP/USP e Mestrado em Educação: Distúrbios da Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde foi professor assistente mestre (2002). Doutoranda em Fonoaudiologia, PUC-SP. Atualmente é fonoaudiólogo da Prefeitura do Município de São Paulo.

Fonoaudióloga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Especialização em Audiologia, CFFa e em Promoção de Saúde, FSP/USP e Mestrado em Educação: Distúrbios da Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde foi professor assistente mestre (2002). Doutoranda em Fonoaudiologia, PUC-SP. Atualmente é fonoaudiólogo da Prefeitura do Município de São Paulo.

ORCID Id: https://orcid.org/0000-0002-5902-1960

 

Jéssica Raignieri, Graduação em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa, ULBRA. Graduação em Fonoaudiologia, Centro Universitário de Várzea Grande, UNIVAG-MT. Pós-Graduação em Audiologia, CEFAC-SP. Mestrado em Fonoaudiologia Clínica, PUC-SP. Doutoranda em Fonoaudiologia Clínica, PUC-SP.

Graduação em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa, ULBRA. Graduação em Fonoaudiologia, Centro Universitário de Várzea Grande, UNIVAG-MT. Pós-Graduação em Audiologia, CEFAC-SP. Mestrado em Fonoaudiologia Clínica, PUC-SP. Doutoranda em Fonoaudiologia Clínica, PUC-SP.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4291-7592

 

Rosy Silva, Doutoranda, Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestrado em Fonoaudiologia, Universidade Católica de São Paulo. Experiência em audiologia clínica atuando no Serviço de Audiologia Clínica da DERDIC PUC-SP.

Doutoranda, Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestrado em Fonoaudiologia, Universidade Católica de São Paulo. Experiência em audiologia clínica atuando no Serviço de Audiologia Clínica da DERDIC PUC-SP.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0774-2846

 

Mariene Umeoka-Hidaka, Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialização em Audiologia, Docente da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, Coordenadora da Residência em Saúde: área Fonoaudiologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Saúde Auditiva e Saúde do Trabalhador.

Graduação em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialização em Audiologia, Docente da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, Coordenadora da Residência em Saúde: área Fonoaudiologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Saúde Auditiva e Saúde do Trabalhador.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7724-4885

 

Pablo Ferraz, Pablo Ferraz - Fonoaudiólogo, Faculdade Santa Terezinha, CEST/MA. Mestre em Saúde Materno-Infantil, UFMA. Perito em Voz, Fala e Linguagem, MPRJ. Especialista em Voz, Centro de Estudos da Voz, CEV/SP e CFFa. Especialista em Gerontologia, IESMA. Pós-graduando em Perícia Criminal e Ciências Forenses, IPOG. Atualmente é Fonoaudiólogo, Secretaria de Estado da Saúde. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4612-2612. E-mail:

Fonoaudiólogo, Faculdade Santa Terezinha, CEST/MA. Mestre em Saúde Materno-Infantil, UFMA. Perito em Voz, Fala e Linguagem, MPRJ. Especialista em Voz, Centro de Estudos da Voz, CEV/SP e CFFa. Especialista em Gerontologia, IESMA. Pós-graduando em Perícia Criminal e Ciências Forenses, IPOG. Atualmente é Fonoaudiólogo, Secretaria de Estado da Saúde.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4612-2612.

 

 

Léslie Piccolotto Ferreira, Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, UNIFESP-EPM. Professora Titular do Departamento de Teoria e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3230-7248.

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, UNIFESP-EPM. Professora Titular do Departamento de Teoria e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3230-7248.

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Garcia, A. C. O., Ragusa-Mouradian, C., Raignieri, J., Silva, R., Umeoka-Hidaka, M., Ferraz, P., & Ferreira, L. P. (2020). Audição, equilíbrio e envelhecimento: análise de teses produzidas por fonoaudiólogos doutores brasileiros. Revista Kairós-Gerontologia, 23(3), 179–198. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p179-198

Edição

Seção

Artigos