Percepção de benefícios e barreiras para a prática do exercício físico em idosos mexicanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p9-26

Palavras-chave:

Exercício, Idoso, Benefícios

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever os benefícios e barreiras do exercício em um grupo de idosos mexicanos. Estudo quantitativo, observacional e transversal, desenvolvido em um Centro Gerontológico do México; amostragem não probabilística por conveniência (n = 96). Foi utilizado o Questionário de Benefícios e Barreiras para o Exercício. Análise descritiva por meio de frequências e porcentagens. Os benefícios percebidos estão relacionados ao bem-estar geral, benefícios físicos. As barreiras estão relacionadas à falta de vagas e horários para se exercitar. 

Biografia do Autor

Raúl Fernando Guerrero-Castañeda, Universidad de Guanajuato, Celaya, Guanajuato, México

Licenciado en Enfermería, Maestro en Educación, Doctor en Ciencias de Enfermería, Profesor Tiempo Completo, Universidad de Guanajuato, Celaya, Guanajuato, México.

 

 

Sergio Albañil Delgado, Universidad de Guanajuato, Celaya, Guanajuato, México

Pasante de Servicio Social Profesional Licenciatura en Enfermeria y Obstetricia, Universidad de Guanajuato, Celaya, Guanajuato, México.

 

María de Jesús Jiménez González, Universidad de Guanajuato, Celaya, Guanajuato, México

Licenciada en Enfermería, Maestra en Ciencias de Enfermería, Doctora en Ciencias de Enfermería,

Profesor Tiempo Completo, Universidad de Guanajuato, Celaya, Guanajuato, México.

 

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Guerrero-Castañeda, R. F., Albañil Delgado, S., & Jiménez González, M. de J. (2020). Percepção de benefícios e barreiras para a prática do exercício físico em idosos mexicanos. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 9–26. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p9-26

Edição

Seção

Artigos