Centro-dia para idosos: pessoas idosas com dependência e cuidadores familiares com sobrecarga

Autores

  • Wellington da Silva Oliveira Especialista em Saúde Pública, Centro Universitário São Camilo, Graduado em Psicologia, Universidade Nove de Julho, atuando como Psicólogo Social em um Centro Dia para Idosos, e atuante como Psicólogo Clínico e Consultoria Psicológica.
  • Thaís Bento Lima da Silva Mestra e Doutora, Programa de Neurologia Cognitiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Docente do Curso de Graduação em Gerontologia da EACH-USP. Pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p71-88

Palavras-chave:

Cuidador Familiar, Pessoa Idosa com Dependência, Sobrecarga.

Resumo

Este estudo, descritivo-exploratório e de corte transversal, objetivou analisar dados de prontuários dos usuários de um Centro-dia para idosos, tais como: o perfil sociodemográfico das pessoas idosas e de seus cuidadores familiares, o grau de dependência dos idosos no Katz Índex, e o nível de sobrecarga dos cuidadores na Zarit Burden Interview. O levantamento mostrou que os cuidadores em sua maioria são mulheres, filhas e cônjuges. Os idosos, em 73%, têm entre 70 e 89 anos; e as doenças prevalentes são hipertensão, diabetes, cerebrovasculares, neuropsiquiátricas e neurocognitivas. O Katz Índex mostra que 27% dos idosos são dependentes e 73%, semidependentes; e a Zarit Burden Interview evidencia que 90% dos cuidadores têm sobrecarga entre moderada e severa. Assim, urge intervenção psicoeducativa nesta relação entre o cuidador e a pessoa idosa permeada por tensionamento e sobrecarga.

 

Biografia do Autor

Wellington da Silva Oliveira, Especialista em Saúde Pública, Centro Universitário São Camilo, Graduado em Psicologia, Universidade Nove de Julho, atuando como Psicólogo Social em um Centro Dia para Idosos, e atuante como Psicólogo Clínico e Consultoria Psicológica.

Especialista em Saúde Pública, Centro Universitário São Camilo, Graduado em Psicologia, Universidade Nove de Julho, atuando como Psicólogo Social em um Centro Dia para Idosos, e atuante como Psicólogo Clínico e Consultoria Psicológica. 

 

Thaís Bento Lima da Silva, Mestra e Doutora, Programa de Neurologia Cognitiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Docente do Curso de Graduação em Gerontologia da EACH-USP. Pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Mestra e Doutora, Programa de Neurologia Cognitiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Docente do Curso de Graduação em Gerontologia da EACH-USP. Pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Oliveira, W. da S., & Lima da Silva, T. B. (2020). Centro-dia para idosos: pessoas idosas com dependência e cuidadores familiares com sobrecarga. Revista Kairós-Gerontologia, 23(3), 71–88. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p71-88

Edição

Seção

Artigos