Aspectos multifatoriais da mobilidade e mobilidade urbana do idoso na cidade de São Paulo

Autores

  • Aline Oliveira Lage Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.
  • Ana Caroline Martins de Souza Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.
  • Andressa Vieira de Souza Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.
  • Karina Santos Silva Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.
  • Michelle Alves Wilchez Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.
  • Anderson Pereira da Silva Educador Físico, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.
  • Guilherme Carlos Brech Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP. Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP; e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, IOT, do Hospital das Clínicas, HC, da FMUSP.
  • Angélica Castilho Alonso Angélica Castilho Alonso - Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC- FMUSP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP. E-mail: angelicacastilho@msn.com

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p45-64

Palavras-chave:

Mobilidade, Idoso, Acidente de trânsito, Quedas em vias públicas.

Resumo

A liberdade de locomoção é um direito humano essencial que possibilita às pessoas o exercício da interação social e da cidadania. A garantia da acessibilidade ainda é um desafio, especificamente nas áreas urbanas e para pessoas com mobilidade reduzida. O objetivo do presente estudo é avaliar a mobilidade dos idosos como pedestres, motociclistas, motoristas, ciclistas e usuários de transporte público. Foram avaliados 100 idosos por meio de um questionário com questões pertinentes à mobilidade, e mobilidade urbana, como motoristas, pedestres, motociclistas, ciclistas e usuários de transporte público. O transporte público, seguido dos automóveis são os meios de transporte mais utilizados. A facilidade e qualidade desses meios de transporte são apontados como principais motivos para tal. Uma parcela pequena dos idosos apresentaram dificuldade motoras, visuais ou cognitivas. A maioria dos idosos não reconhece as alterações decorrentes do envelhecimento em relação às capacidades motoras, visuais e cognitivas como motoristas, ciclistas, motociclistas, usuários de transporte público e pedestres. No entanto, eles têm percepções, principalmente do meio externo, relacionadas à mobilidade urbana, que lhes causam dificuldades, assim como mudanças de mobilidade que fazem com que mudem de comportamento como andar e dirigir mais devagar e evitar alguns meios de transporte.

Biografia do Autor

Aline Oliveira Lage, Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

 

Ana Caroline Martins de Souza, Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

 

 

Andressa Vieira de Souza, Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

 

Karina Santos Silva, Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

 

Michelle Alves Wilchez, Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

Graduada em Fisioterapia, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

 

Anderson Pereira da Silva, Educador Físico, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

Educador Físico, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

Guilherme Carlos Brech, Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP. Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP; e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, IOT, do Hospital das Clínicas, HC, da FMUSP.

Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP. Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP; e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu, USJT. Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, IOT, do Hospital das Clínicas, HC, da FMUSP.

 

Angélica Castilho Alonso, Angélica Castilho Alonso - Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC- FMUSP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP. E-mail: angelicacastilho@msn.com

Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC- FMUSP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, USJT, São Paulo, SP.

 

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Lage, A. O., Souza, A. C. M. de, Souza, A. V. de, Silva, K. S., Wilchez, M. A., Silva, A. P. da, Brech, G. C., & Alonso, A. C. (2020). Aspectos multifatoriais da mobilidade e mobilidade urbana do idoso na cidade de São Paulo. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 45–64. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p45-64

Edição

Seção

Artigos