Correlação entre Medidas Funcionais, de Autocuidado, Cognição e Ingestão de Medicação em Pacientes com Doença de Parkinson: estudo preliminar

Autores

  • Daniele Alves Pereira Enfermeira, Universidade Paulista, UNIP.
  • Maria Fernanda Pereira Gomes Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Curso de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista, UNIP.
  • Nise Ribeiro Marques Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, USC.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p229-240

Palavras-chave:

Doença de Parkinson, Testes de Estado Mental e Demência, Tratamento Farmacológico.

Resumo

O objetivo foi analisar o impacto da medicação na funcionalidade, no autocuidado e na cognição de indivíduos com Doença de Parkinson (DP). Trata-se de um estudo transversal realizado com vinte pessoas, utilizando os instrumentos: Escala de Barthel, Mini-Exame do Estado Mental, Escala Unificada para Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS), Teste de Timed Up and Go, Short Physical Perfomance Battery (SPPB) e Escala de Hoehn e Yahr. Concluiu-se que o uso de múltiplas medicações impactou, 

Biografia do Autor

Daniele Alves Pereira, Enfermeira, Universidade Paulista, UNIP.

Enfermeira, Universidade Paulista, UNIP.

 

Maria Fernanda Pereira Gomes, Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Curso de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista, UNIP.

Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Curso de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista, UNIP.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-0577-2264.

 

Nise Ribeiro Marques, Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, USC.

Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Pereira, D. A., Gomes, M. F. P., & Marques, N. R. (2020). Correlação entre Medidas Funcionais, de Autocuidado, Cognição e Ingestão de Medicação em Pacientes com Doença de Parkinson: estudo preliminar. Revista Kairós-Gerontologia, 23(3), 229–240. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p229-240

Edição

Seção

Artigos