Direito à saúde da pessoa idosa em tempos de pandemia: desafios impostos pela Covid-19.

Autores

  • Simone Rodrigues da Silva Araújo Enfermeira. Mestra em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde; Emergência e Urgência; Enfermagem do Trabalho; Docência do Ensino Superior; Saúde Pública e Saúde da Família; e Vigilância Sanitária. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, preceptora do programa de residência em urgência e trauma e docente do ensino superior.
  • Clayton Franco Moraes MD, PhD, Médico Urologista e Geriatra, Docente do Curso de Medicina da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p673-686

Palavras-chave:

Direito à saúde, Coronavírus, Pessoa idosa.

Resumo

Trata-se de uma revisão narrativa, que tem por objetivo descrever e analisar de forma crítica e reflexiva o direito à saúde da pessoa idosa em tempos de pandemia da COVID-19. Conclui-se que a pandemia ocasionada pela COVID-19 colocou em evidência o direito à saúde da pessoa idosa, apontando a necessidade de cuidado integral, respeito e dignidade humana; contudo, trouxe à tona alguns desafios que precisam ser superados para proporcionar a totalidade dessa garantia.

 

Biografia do Autor

Simone Rodrigues da Silva Araújo, Enfermeira. Mestra em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde; Emergência e Urgência; Enfermagem do Trabalho; Docência do Ensino Superior; Saúde Pública e Saúde da Família; e Vigilância Sanitária. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, preceptora do programa de residência em urgência e trauma e docente do ensino superior.

Simone Rodrigues da Silva Araújo – Enfermeira. Mestra em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde; Emergência e Urgência; Enfermagem do Trabalho; Docência do Ensino Superior; Saúde Pública e Saúde da Família; e Vigilância Sanitária. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, preceptora do programa de residência em urgência e trauma e docente do ensino superior.

Clayton Franco Moraes, MD, PhD, Médico Urologista e Geriatra, Docente do Curso de Medicina da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília.

MD, PhD, Médico Urologista e Geriatra, Docente do Curso de Medicina da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2605-1335

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Araújo, S. R. da S., & Moraes, C. F. (2020). Direito à saúde da pessoa idosa em tempos de pandemia: desafios impostos pela Covid-19. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 673–686. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p673-686