Determinação de valores de referência para os testes Escala de Equilíbrio de Berg e Velocidade de Marcha em idosos institucionalizados

Autores

  • Maristella Akemi Nackachima Fisioterapeuta graduada, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Marília, SP, Brasil.
  • Marina Latini Souza Fisioterapeuta graduada, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Marília, SP, Brasil.
  • Marcos Eduardo Scheicher Professor Associado do Departamento de Fisioterapia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Marília, SP, Brasil. Pesquisador e Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p241-252

Palavras-chave:

Envelhecimento, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Equilíbrio postural.

Resumo

O objetivo é determinar valores de referência, bem como a sensibilidade e a especificidade para a Escala de Equilíbrio de Berg e para o Teste de Velocidade de Marcha, em idosos institucionalizados. Como método, a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e o teste de dez metros (velocidade de marcha) foram aplicados para a avaliação do equilíbrio postural. Utilizou-se a Receiver Operating Characteristic (curva ROC) para identificação dos melhores pontos de corte para cada teste, e determinar as áreas sob a curva e os IC 95%, como também os valores de Sensibilidade e Especificidade. Como resultados, um valor ≤ 49 para a EEB (sensibilidade: 72%, especificidade: 74%) e ≤ 0,77 m/s para a velocidade de marcha (sensibilidade: 72%, especificidade: 70%) foi encontrado. Os resultados indicaram um valor abaixo de 49 pontos para a EEB e menor que 0,77 m/s para a velocidade de marcha.

Biografia do Autor

Maristella Akemi Nackachima, Fisioterapeuta graduada, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Marília, SP, Brasil.

Fisioterapeuta graduada, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Marília, SP, Brasil.

 

Marina Latini Souza, Fisioterapeuta graduada, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Marília, SP, Brasil.

Fisioterapeuta graduada, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Marília, SP, Brasil.

Marcos Eduardo Scheicher, Professor Associado do Departamento de Fisioterapia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Marília, SP, Brasil. Pesquisador e Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, SP, Brasil.

Professor Associado do Departamento de Fisioterapia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Marília, SP, Brasil. Pesquisador e Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, SP, Brasil. Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, envelhecimento humano, quedas em idosos. Como docente, experiência em Cardiologia, Saúde Pública e Epidemiologia, Clínica Geral, Geriatria e Fisiologia do Exercício. Correspondência: Marcos Eduardo Scheicher Av. Higino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, Marília, SP.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Nackachima, M. A., Souza, M. L., & Scheicher, M. E. (2020). Determinação de valores de referência para os testes Escala de Equilíbrio de Berg e Velocidade de Marcha em idosos institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 23(3), 241–252. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p241-252

Edição

Seção

Artigos