Aqui aprendemos a viver a nossa idade: reflexões e experiências de pessoas idosas participantes de um projeto de inclusão social.

Autores

  • Heloanny Vilarinho Alencar Psicóloga, Centro Universitário UniFacid | Wyden, Teresina, PI, Brasil. Realiza pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Humano, Envelhecimento, MeiaIdade, Idosos, Avaliação Psicológica, Neurociências e Neuropsicologia. Membro fundador da Liga de Neurociência e Neuropsicologia da Universidade Estadual do Piauí (LINEUP-UESPI).
  • Milene Martins Psicóloga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Mestre em Educação, Universidade Federal do Piauí, UFPI. Professora Assistente II e Professora do curso de Pedagogia, UFPI. Terapeuta de família e de casais.
  • Maria de Jesus e Silva Psicóloga, Centro Universitário UniFacid | Wyden. Mestre em Psicologia Social, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Docente do curso de Psicologia, Centro Universitário UniFacid | Wyden. Teresina, PI, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p253-276

Palavras-chave:

Idosos, Inclusão social, Percepção.

Resumo

Este estudo procurou analisar a percepção de pessoas idosas acerca de sua participação em projetos de inclusão social. A pesquisa é do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, composta por uma amostra de 15 participantes, que foram submetidos a um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados com base na análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram para melhorias em uma variedade de aspectos, o que contribuiu para o aumento da autoestima, autonomia e de uma maior qualidade de vida. Palavras-chave: Idosos; Inclusão social; Percepção.

Biografia do Autor

Heloanny Vilarinho Alencar, Psicóloga, Centro Universitário UniFacid | Wyden, Teresina, PI, Brasil. Realiza pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Humano, Envelhecimento, MeiaIdade, Idosos, Avaliação Psicológica, Neurociências e Neuropsicologia. Membro fundador da Liga de Neurociência e Neuropsicologia da Universidade Estadual do Piauí (LINEUP-UESPI).

Psicóloga, Centro Universitário UniFacid | Wyden, Teresina, PI, Brasil. Realiza pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Humano, Envelhecimento, MeiaIdade, Idosos, Avaliação Psicológica, Neurociências e Neuropsicologia. Membro fundador da Liga de Neurociência e Neuropsicologia da Universidade Estadual do Piauí (LINEUP-UESPI).

Milene Martins, Psicóloga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Mestre em Educação, Universidade Federal do Piauí, UFPI. Professora Assistente II e Professora do curso de Pedagogia, UFPI. Terapeuta de família e de casais.

Psicóloga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Mestre em Educação, Universidade Federal do Piauí, UFPI. Professora Assistente II e Professora do curso de Pedagogia, UFPI. Terapeuta de família e de casais.

Maria de Jesus e Silva, Psicóloga, Centro Universitário UniFacid | Wyden. Mestre em Psicologia Social, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Docente do curso de Psicologia, Centro Universitário UniFacid | Wyden. Teresina, PI, Brasil.

Psicóloga, Centro Universitário UniFacid | Wyden. Mestre em Psicologia Social, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Docente do curso de Psicologia, Centro Universitário UniFacid | Wyden. Teresina, PI, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Alencar, H. V., Martins, M., & Jesus e Silva, M. de. (2020). Aqui aprendemos a viver a nossa idade: reflexões e experiências de pessoas idosas participantes de um projeto de inclusão social. Revista Kairós-Gerontologia, 23(3), 253–276. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p253-276

Edição

Seção

Artigos