Avaliação da higiene bucal de idosos institucionalizados: reflexões para o delineamento de intervenções de educação em saúde.

Autores

  • Élida de Sousa Cunha Enfermeira. Especialista em Saúde Pública e Enfermagem do Trabalho. Mestra em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.
  • Eric Jacomino Franco Doutor em Ciências Genômicas e Biotecnologia. Mestre em Odontologia. Cirurgião-dentista. Curso de Odontologia – Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.
  • Lucy Oliveira Gomes Doutora em Fisiologia. Mestre em Medicina Tropical. Especialista em Clínica Médica. Médica. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.
  • Henrique Salmazo Silva Doutor em Neurociência e Cognição. Mestre em Saúde Pública. Gerontólogo. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.
  • Alexandre Franco Miranda Doutor e Mestre em Ciências da Saúde. Cirurgião-dentista. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p93-112

Palavras-chave:

Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idoso, Higiene bucal.

Resumo

Esta pesquisa investigou e descreveu a condição de higiene bucal dos idosos que residem em uma ILPI do interior de Minas Gerais. Estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa.  A maioria dos idosos investigados eram edêntulos, não usavam próteses dentárias e apresentaram saburra subclínica no dorso lingual. Os achados reforçam a necessidade de fortalecer os cuidados de saúde bucal e delinear serviços odontológicos protéticos e de reabilitação.

 

Biografia do Autor

Élida de Sousa Cunha, Enfermeira. Especialista em Saúde Pública e Enfermagem do Trabalho. Mestra em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública e Enfermagem do Trabalho. Mestra em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2997-1199

 

Eric Jacomino Franco, Doutor em Ciências Genômicas e Biotecnologia. Mestre em Odontologia. Cirurgião-dentista. Curso de Odontologia – Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.

Doutor em Ciências Genômicas e Biotecnologia. Mestre em Odontologia. Cirurgião-dentista. Curso de Odontologia – Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4349-574X

 

Lucy Oliveira Gomes, Doutora em Fisiologia. Mestre em Medicina Tropical. Especialista em Clínica Médica. Médica. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.

Doutora em Fisiologia. Mestre em Medicina Tropical. Especialista em Clínica Médica. Médica. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-6673-5507.

 

Henrique Salmazo Silva, Doutor em Neurociência e Cognição. Mestre em Saúde Pública. Gerontólogo. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.

Doutor em Neurociência e Cognição. Mestre em Saúde Pública. Gerontólogo. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3888-4214

Alexandre Franco Miranda, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde. Cirurgião-dentista. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.

Doutor e Mestre em Ciências da Saúde. Cirurgião-dentista. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-9965-1406

 

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Cunha, Élida de S., Franco, E. J., Gomes, L. O., Silva, H. S., & Miranda, A. F. (2021). Avaliação da higiene bucal de idosos institucionalizados: reflexões para o delineamento de intervenções de educação em saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 24(1), 93–112. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p93-112

Edição

Seção

Artigos