[Editorial] Transdisciplinaridade: um modelo de trabalho em Gerontologia

Autores

  • Evany Bettine de Almeida Gerontóloga pela EACH/USP, docente da Universidade da Terceira Idade USP 60+, Mestre em filosofia e doutoranda em ciências pela mesma universidade. Uma das Coordenadoras do curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social – FAPSS.
  • Thaís Bento Lima da Silva Gerontóloga pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), docente do curso de Bacharelado em Gerontologia da mesma universidade, mestre e doutora em Neurologia, HC-FMUSP. Uma das Coordenadoras do curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social – FAPSS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i0p%25p

Palavras-chave:

Editorial, Transdisciplinaridade, Gerontologia

Resumo

Estabelecer um diálogo entre as diversas disciplinas que compõem as inúmeras possibilidades e necessidades de intervenção no âmbito dos cuidados com a pessoa idosa é extremamente importante, tendo em vista que cuidar ultrapassa o limite das patologias, da fragilidade e da vulnerabilidade que, obviamente, podem acompanhar o curso de vida de um indivíduo. Mas considerar apenas esse aspecto tornaria muito pobre e restrito o exercício de uma atuação na busca pelas possibilidades de um envelhecimento e uma velhice com saúde, com alegria de viver e com significado. Nesse sentido, entender que a transdisciplinaridade no campo da gerontologia é uma prática superatual e muito bem-vinda e nós considerarmos essa busca uma missão de quem se propôs pensar um curso de especialização que conseguisse reunir um corpo docente com o maior número possível de profissionais com suas expertises em todas as áreas do conhecimento e que viessem somar ao conhecimento prévio de cada uma das pessoas que. com essa pós-graduação. buscam aperfeiçoar suas ações no trabalho com pessoas idosas, em cada uma das suas atividades em instituições, organizações e no próprio empreendimento pessoal.

Biografia do Autor

Evany Bettine de Almeida, Gerontóloga pela EACH/USP, docente da Universidade da Terceira Idade USP 60+, Mestre em filosofia e doutoranda em ciências pela mesma universidade. Uma das Coordenadoras do curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social – FAPSS.

Gerontóloga, EACH/USP, docente da Universidade da Terceira Idade USP 60+, Mestre em Filosofia e Doutoranda em Ciências pela mesma Universidade. Uma das Coordenadoras do curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social – FAPSS.

Thaís Bento Lima da Silva, Gerontóloga pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), docente do curso de Bacharelado em Gerontologia da mesma universidade, mestre e doutora em Neurologia, HC-FMUSP. Uma das Coordenadoras do curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social – FAPSS.

Gerontóloga pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), docente do curso de Bacharelado em Gerontologia da mesma universidade, mestre e doutora em Neurologia, HC-FMUSP. Uma das Coordenadoras do curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social – FAPSS.

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Publicado

2021-04-11

Como Citar

Almeida, E. B. de, & Lima da Silva, T. B. (2021). [Editorial] Transdisciplinaridade: um modelo de trabalho em Gerontologia. Revista Kairós-Gerontologia, 24, 1–3. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i0p%p