Diálogos com o Estatuto do Idoso e Paulo Freire: a velhice para além do antigamente, uma possibilidade de Ser Mais.

Autores

  • Adriana Alcântara Doutora em Antropologia Social, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, IFCH/UNICAMP. Mestre em Gerontologia, Faculdade da Educação, da Universidade Estadual de Campinas, E/UNICAMP. Especialista em Gerontologia Social, Universidade Veiga de Almeida, UVA. Graduada em Serviço Social, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Professora do Curso de Serviço Social, Centro Universitário Fametro, UNIFAMETRO, Fortaleza, CE.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p199-212

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Estatuto do Idoso, Paulo Freire.

Resumo

A discussão se volta às observações em torno das tecnologias digitais no cotidiano da população idosa, situação atravessada de preconceitos. Assim sendo, com base no Estatuto do Idoso, o qual recomenda ações que envolvam a integração à vida moderna e, num diálogo, com Paulo Freire, a velhice é refletida a partir do inacabamento humano; logo, as pessoas aprendem independentemente da idade. Nesta perspectiva, um outro modo de envelhecer é vislumbrado e, ao invés de abstração, o Estatuto do Idoso se converte em instrumento de transformação.

Palavras-chave: Inclusão Digital; Estatuto do Idoso; Paulo Freire.

Biografia do Autor

Adriana Alcântara, Doutora em Antropologia Social, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, IFCH/UNICAMP. Mestre em Gerontologia, Faculdade da Educação, da Universidade Estadual de Campinas, E/UNICAMP. Especialista em Gerontologia Social, Universidade Veiga de Almeida, UVA. Graduada em Serviço Social, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Professora do Curso de Serviço Social, Centro Universitário Fametro, UNIFAMETRO, Fortaleza, CE.

Doutora em Antropologia Social, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, IFCH/UNICAMP. Mestre em Gerontologia, Faculdade da Educação, da Universidade Estadual de Campinas, E/UNICAMP. Especialista em Gerontologia Social, Universidade Veiga de Almeida, UVA. Graduada em Serviço Social, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Professora do Curso de Serviço Social, Centro Universitário Fametro, UNIFAMETRO, Fortaleza, CE.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Alcântara, A. (2021). Diálogos com o Estatuto do Idoso e Paulo Freire: a velhice para além do antigamente, uma possibilidade de Ser Mais. Revista Kairós-Gerontologia, 24(1), 199–212. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p199-212

Edição

Seção

Artigos