Avaliação Geriátrica Ampla em hemodiálise: relato de caso

Autores

  • Sheila Borges Nutricionista, Mestre em Ciências para a Saúde, Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília, Distrito Federal.
  • Paulo Victor Delfino da Rocha Psicólogo, residente do Programa Multiprofissional em Nefrologia da Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília, Distrito Federal.
  • Renata Costa Fortes Nutricionista, Doutora em Nutrição Humana, Universidade de Brasília. Docente do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília, Distrito Federal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p383-396

Palavras-chave:

Avaliação geriátrica, Idoso, Diálise renal.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o estado nutricional de uma idosa em hemodiálise, e descrever os resultados dos instrumentos da Avaliação Geriátrica Ampla aplicados nessa idosa usuária de uma unidade de nefrologia do Distrito Federal. O declínio cognitivo leve a moderado, a desnutrição, e o risco de sarcopenia foram evidenciados na participante, sendo suficientes para o estabelecimento de medidas terapêuticas com abordagem multiprofissional.

 

Biografia do Autor

Sheila Borges, Nutricionista, Mestre em Ciências para a Saúde, Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília, Distrito Federal.

Nutricionista, Mestre em Ciências para a Saúde, Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília, Distrito Federal.

 

Paulo Victor Delfino da Rocha, Psicólogo, residente do Programa Multiprofissional em Nefrologia da Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília, Distrito Federal.

Psicólogo, residente do Programa Multiprofissional em Nefrologia da Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília, Distrito Federal.

 

Renata Costa Fortes, Nutricionista, Doutora em Nutrição Humana, Universidade de Brasília. Docente do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília, Distrito Federal.

Nutricionista, Doutora em Nutrição Humana, Universidade de Brasília. Docente do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília, Distrito Federal.

 

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Borges, S., Rocha, P. V. D. da, & Fortes, R. C. (2020). Avaliação Geriátrica Ampla em hemodiálise: relato de caso. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 383–396. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p383-396

Edição

Seção

Artigos