Fatores relacionais intrafamiliares na qualidade de vida e saúde de cuidadores de idosos mais idosos – um enfoque sistêmico

Autores

  • Nauana Nascimento Novais
  • Luzia Wilma Santana da Silva
  • Lucia Hisako Takase Gonçalves
  • Tatiane Oliveira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial9p23-37

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Relações Familiares, Abordagem Sistêmica

Resumo

O objetivo desse estudo foi conhecer a dinâmica das famílias de idosos mais idosos, no convívio e cuidados cotidianos, e compreender como esses cuidados e as relações afetam a qualidade de vida e saúde dos cuidadores. Assentou-se numa análise compreensivo-sistêmica, a qual facilitou a identificação dos fatores intrafamiliares que interferem na qualidade de vida dos cuidadores de idosos.

Biografia do Autor

Nauana Nascimento Novais

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA. Ex-Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq/UESB. (Pesquisa: “A Dinâmica da família de idosos mais idosos: convívio e cuidados na quarta idade - DIFAI”, inserida no Projeto de Extensão e Ação Continuada Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM).

Luzia Wilma Santana da Silva

Enfermeira. Professora do DS/UESB, BA. Doutora pelo PEN/UFSC. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UESB – Nível Mestrado. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha Família em seu Ciclo Vital. Coordenadora do Projeto NIEFAM e da pesquisa DIFAI, no contexto do município de Jequié (BA). (Orientadora).

Lucia Hisako Takase Gonçalves

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Prof.ª participante do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Grupo de Estudos sobre Cuidados de Saúde de Pessoas Idosas-GESPI. Coordenadora do Projeto DIFAI.

Tatiane Oliveira de Souza

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública, com ênfase em PSF, pela Faculdade de Saúde Ibituruna(FASI)/Pós-Grad, Jequié/BA. Voluntária da Pesquisa DIFAI e do NIEFAM.

Downloads

Como Citar

Novais, N. N., Silva, L. W. S. da, Gonçalves, L. H. T., & Souza, T. O. de. (2011). Fatores relacionais intrafamiliares na qualidade de vida e saúde de cuidadores de idosos mais idosos – um enfoque sistêmico. Revista Kairós-Gerontologia, 14(Especial9), 23–37. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial9p23-37