Fisioterapia no Cuidado ao Sistema Familiar: Uma Abordagem à Pessoa Idosa Fragilizada

Autores

  • Tatiane Dias Casimiro Valença
  • Luzia Wilma Santana da Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial9p89-104

Palavras-chave:

fisioterapia, idoso, serviço de atendimento domiciliar

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar a relevância do profissional de saúde, em especial o Fisioterapeuta, conhecer o processo de envelhecimento e a influência deste nas relações familiares no alcance às necessidades da pessoa idosa em estado de fragilidade e incapacidade funcional. Trata-se de um estudo de estado da arte, cuja perspectiva é fomentar saberes para práxis proximal do Fisioterapeuta na transversalidade de saberes acadêmicos de modo a sua inserção no contexto domiciliário da família-idoso.

Biografia do Autor

Tatiane Dias Casimiro Valença

Professora Auxiliar do Curso de Fisioterapia. Docente do Departamento de Saúde/UESB. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde PPGES-UESB. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital. Membro do Projeto de pesquisa e extensão Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM/UESB.

Luzia Wilma Santana da Silva

Professora Adjunta do Curso de Enfermagem. Doutora em Enfermagem PEN/UFSC. Docente do DS/UESB e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde PPGES-UESB. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital. Coordenadora do Projeto de pesquisa e extensão NIEFAM. (Orientadora).

Downloads