A pessoa idosa, sua família e a hipertensão arterial: cuidados num Programa de Treinamento Físico Aeróbio

Autores

  • Camila Fabiana Rossi Squarcini
  • Luzia Wilma Santana da Silva
  • Jonatas Fonseca dos Reis
  • Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires
  • Lúcia Midori Damaceno Tonosaki
  • Geisa Albertino Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial9p105-126

Palavras-chave:

Pessoa idosa, Família, Exercício físico

Resumo

Estudo objetivou avaliar a pressão arterial e a dimensão morfológica de pessoas idosas, antes e após um programa de exercício físico aeróbio, junto com familiar cuidador. Os resultados demonstraram que a prática do exercício aeróbio regular junto com a família diminuiu a pressão arterial das pessoas idosas hipertensas. A família se mostrou co-participante das atividades físicas, e não apenas “cobrou a participação” dos idosos, sendo esta uma estratégia cuidativa em nível primário para o sistema de saúde.

Biografia do Autor

Camila Fabiana Rossi Squarcini

Educadora Física. Docente do Departamento de Saúde/UESB. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas-NIEFAM, e do Núcleo de Atividade Física e Saúde, docente do Departamento de Saúde.

Luzia Wilma Santana da Silva

Enfermeira. Docente do Departamento de Saúde/UESB Coordenadora do NIEFAM. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu Ciclo Vital. (Coordenadora da pesquisa).

Jonatas Fonseca dos Reis

Graduando do VIII Semestre do Curso de Educação Física da UESB, Campus de Jequié, BA. Bolsista FAPESB, Pesquisa: Programa de Treinamento Físico para Pessoas com Hipertensão, Pessoas com Diabetes e seus familiares/NIEFAM.

Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica. Professora Auxiliar do Departamento de Saúde, da UESB. Membro da Linha de pesquisa Família em seu Ciclo Vital e do NIEFAM/UESB.

Lúcia Midori Damaceno Tonosaki

Graduanda do VIII Semestre do Curso de Educação Física da UESB, Campus de Jequié, BA. Bolsista PIBIC-UESB, Pesquisa: Programa de Treinamento Físico para pessoas com Hipertensão, pessoas com Diabetes e seus familiares/NIEFAM. Bolsista PIBIC-UESB.

Geisa Albertino Ferreira

Graduanda do VIII Semestre do Curso de Educação Física da UESB, Campus de Jequié, BA. Membro voluntário do NIEFAM.

Downloads