A pessoa idosa, sua família e a hipertensão arterial: cuidados num Programa de Treinamento Físico Aeróbio

Camila Fabiana Rossi Squarcini, Luzia Wilma Santana da Silva, Jonatas Fonseca dos Reis, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires, Lúcia Midori Damaceno Tonosaki, Geisa Albertino Ferreira

Resumo


Estudo objetivou avaliar a pressão arterial e a dimensão morfológica de pessoas idosas, antes e após um programa de exercício físico aeróbio, junto com familiar cuidador. Os resultados demonstraram que a prática do exercício aeróbio regular junto com a família diminuiu a pressão arterial das pessoas idosas hipertensas. A família se mostrou co-participante das atividades físicas, e não apenas “cobrou a participação” dos idosos, sendo esta uma estratégia cuidativa em nível primário para o sistema de saúde.

Palavras-chave


Pessoa idosa; Família; Exercício físico

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial9p105-126

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.