Perfil do estilo de vida e autoestima da pessoa idosa - perspectivas de um Programa de Treinamento Físico

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva
  • Rafaela Gomes dos Santos
  • Camila Fabiana Rossi Squarcini
  • Adriano Lopes de Souza
  • Marlúcio Pereira de Azevedo
  • Frank Ney Monteiro Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial9p145-166

Palavras-chave:

Atividade física, Idoso, Família

Resumo

Estudo de natureza quanti-qualitativa e intervencionista, cujo objetivo foi avaliar a autoestima e estilo de vida de pessoas idosas e seus familiares num Programa de Treinamento Físico aeróbio. Os resultados demonstraram que houve elevação da autoestima e melhoria no estilo de vida dos participantes após a participação da família no programa. A ação intervencionista melhorou a qualidade de saúde dos idosos relacionada às doenças crônico-degenerativas.

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva

DSc. Profa Adjunta do Depart. de Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde/UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu Ciclo Vital. Coordenadora do NIEFAM.

Rafaela Gomes dos Santos

Graduanda do VIII Semestre do Curso de Educação Física/UESB. Bolsista FAPESB, NIEFAM/UESB. Linha: Família em seu Ciclo Vital.

Camila Fabiana Rossi Squarcini

MSc. Profa Assistente do Curso de Educação Física DS/UESB. Membro do Projeto NIEFAM-UESB. Linha: Família em seu Ciclo Vital.

Adriano Lopes de Souza

Graduando do VIII Semestre do Curso de Educação Física/UESB. Voluntário do NIEFAM/UESB. Linha: Família em seu Ciclo Vital.

Marlúcio Pereira de Azevedo

Graduando do VIII Semestre do Curso de Educação Física/UESB. Bolsista de Extensão/UESB do NIEFAM. Linha: Família em seu Ciclo Vital.

Frank Ney Monteiro Barbosa

Especialista. Professor Auxiliar do Curso de Educação Física/UESB. Membro do Projeto NIEFAM-UESB. Linha: Família em seu Ciclo Vital.

Downloads

Como Citar

Silva, L. W. S. da, Santos, R. G. dos, Squarcini, C. F. R., Souza, A. L. de, Azevedo, M. P. de, & Barbosa, F. N. M. (2011). Perfil do estilo de vida e autoestima da pessoa idosa - perspectivas de um Programa de Treinamento Físico. Revista Kairós-Gerontologia, 14(Especial9), 145–166. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial9p145-166