Construindo o balance familiar: Uma análise compreensiva da dinâmica familiar com pessoa idosa portadora de Diabetes Mellitus tipo 2

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva
  • Lucia Hisako Takase Gonçalves
  • Danuzia Santana da Silva
  • Alcione Leite Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial9p243-261

Palavras-chave:

Pessoa Idosa, Diabetes Mellitus Tipo 2, Dinâmica Familiar

Resumo

Estudo qualitativo apoiado na interdisciplinaridade dos pressupostos epistemológicos da ciência pós-moderna. Objetivou conhecer como o Diabetes Mellitus Tipo 2 em membro idoso interfere na dinâmica inter-relacional da família. A coleta de dados foi realizada através de instrumentos qualitativos. A análise dos dados baseou-se no modelo interativo desenvolvido por Miles e Huberman. Conclui-se que a doença tem influência nas inter-relações, no contexto histórico e sociocultural da família.

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva

Enfermeira. Professora do DS/UESB, BA. Doutora em Filosofia em Enfermagem pelo PEN/UFSC. Profa. do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UESB – Nível Mestrado. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha Família em seu Ciclo Vital. Membro do Grupo de Estudos sobre Cuidados de Saúde de Pessoas Idosas-GESPI. Coordenadora do Projeto NIEFAM e da pesquisa DIFAI, no contexto do município de Jequié-BA.

Lucia Hisako Takase Gonçalves

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Prof.ª participante do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do GESPI. Coordenadora do Projeto DIFAI.

Danuzia Santana da Silva

Enfermeira. MPH Candidate, International Health and Biostatistics Boston University School of Public Health.

Alcione Leite Silva

Enfermeira. Doutora em Filosofia em Enfermagem. Professora da Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal.

Downloads