A poesia cantada, com idosos asilados, na possível re-construção do imaginário

Autores

  • Alberlei Schlögl Uiversidade Católica de Brasília
  • Altair Macedo Lahud Loureiro Universidade Católica de Brasília
  • Marcos Ferreira Santos Universidade de São Paulo Professor visitante da Universidad Complutense de Madrid e Universität Ramón Llull (Barcelona).
  • Carmen Jansen de Cárdenas Universidade Católica de Brasília
  • Armando José China Bezerra Universidade Católica de Brasília; Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i3p141-167

Palavras-chave:

Idoso, Imaginário, Música

Resumo

Foi realizada, entre os anos de 2007 e 2009, a pesquisa “Imaginário, idosos tabagistas asilados e organização de asilos: organizacionalidade antropolítica – IATO”¹ – em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no Distrito Federal. Para tanto, os idosos participaram conosco de uma oficina de música, um coral, onde pudemos observar como a música, ou poesia cantada, influiu beneficamente sobre o imaginário dos sujeitos do grupo, os idosos asilados.

Biografia do Autor

Alberlei Schlögl, Uiversidade Católica de Brasília

Licenciatura em Psicologia Bacharelado em Psicologia e Música Pós-Graduação em Didática do Ensino Superior Mestrando em Gerontologia na Universidade Católica de Brasília.

Altair Macedo Lahud Loureiro, Universidade Católica de Brasília

Graduação em Pedagogia - Instituição: Faculdade de Filosofia, Ciêcias e Letras Imaculada Conceição (1964), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria RS (1970), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília DF(1976) e - Doutorado em Educação pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SP(1993) Com Bolda Sanduiche - FRANÇA E SUIÇA - CAPES/MEC(1991). Aposentada da Universidade de Brasília (2001), consultora de pesquisa da NEPTI/CEAM/UnB, Conselheira do CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTITO FEDERAL - CEDF -, docente rtc - Doutor da Universidade Católica de Brasília. Experiência na área de EDUCAÇÃO - ANTROPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES, ANTROPOLOGIA DO IMAGINÁRIO e GERONTOLOGIA, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginario, violência, velhice, asilos, arquétipo teste de nove elementos - at-9,; nas áreas de educação e gerontologia. Pesquisadora do CNPq.

Marcos Ferreira Santos, Universidade de São Paulo Professor visitante da Universidad Complutense de Madrid e Universität Ramón Llull (Barcelona).

Livre-Docente em Cultura & Educação da Faculdade de Educação – USP. Pós-Doutoramento em Hermenêutica Simbólica pela Universidad de Deusto (Bilbao. Professor visitante da Universidad Complutense de Madrid e Universität Ramón Llull (Barcelona).Doutor em Filosofia da Educação . É professor Doutor da Faculdade de Educação da USP, docente e pesquisador do Centro de Estudos do Imaginário, Cultura e Educação (CICE). É autor de Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi e organizador de Imagens de Cuba: a esperança na esquina do mundo.

Carmen Jansen de Cárdenas, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano Instituto de Psicologia UnB - Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Gerontoloia , da Universidade Católica de Brasília - UCB.

Armando José China Bezerra, Universidade Católica de Brasília; Universidade de Brasília

Doutor em Morfologia pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. Docente do Mestrado em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Professor Emérito da Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Schlögl, A., Loureiro, A. M. L., Santos, M. F., Cárdenas, C. J. de, & Bezerra, A. J. C. (2013). A poesia cantada, com idosos asilados, na possível re-construção do imaginário. Revista Kairós-Gerontologia, 15(3), 141–167. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i3p141-167

Edição

Seção

Artigos