Estigma e Velhice: ensaios sobre a manipulação da idade deteriorada

Autores

  • Márcia Andréa Rodrigues Andrade

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p79-97

Palavras-chave:

Envelhecimento, Estigma, Goffman

Resumo

A abordagem do envelhecimento é assunto tratado por diversas ciências e saberes. Se antes o estudo nessa área era uma raridade, com a contribuição do que se tornou um problema social, essa categoria vem recebendo relativa importância nas arenas acadêmicas, televisivas e nos diversos âmbitos de socialização tendo como saída os propósitos da terceira idade. Dentre as várias abordagens que nela se configuram, temos as questões de identidade, papéis sociais e estigma. De cunho teórico, este estudo tem como objetivo analisar o processo estigmatizante pelos quais passam os idosos, e como esse fenômeno se torna interessante para refletirmos acerca das relações entre os idosos e os demais indivíduos na sociedade. Foram utilizados livros e artigos disponibilizados na internet, de autores que se destacam no assunto, tendo como base o estudo feito por Erving Goffman (1988), em seu livro Estigma: notas sobre a manipulação da imagem deteriorada. Será discutida, a visão do estigma em Goffman, a construção social da velhice e a relação com o estigma social, à medida que são mencionados alguns elementos, tais como: identidade social, visibilidade, encobrimento, técnicas de controle de informação e biografia, que por sua vez são pertinentes para refletimos a partir de conceitos sobre estigma empregados por Goffman. Deste modo, o presente trabalho estabelece uma conexão entre envelhecimento e estigma, no sentido de não apenas aumentar o conhecimento sobre o tema, mas também incentivar o estudo e as pesquisas sobre a temática para investigadores e demais interessados.

Biografia do Autor

Márcia Andréa Rodrigues Andrade

Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Enfermagem. Atualmente é mestranda em Sociologia pela UFPB, com foco de pesquisa em Envelhecimento, Sexualidade e Saúde.

Downloads

Como Citar

Andrade, M. A. R. (2011). Estigma e Velhice: ensaios sobre a manipulação da idade deteriorada. Revista Kairós-Gerontologia, 14(1), 79–97. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p79-97

Edição

Seção

Artigos