Cuidados Paliativos e a Saúde dos Idosos no Brasil

Autores

  • Angela Maria Amaral Soares Abou Ali

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p125-136

Palavras-chave:

Idoso, Cuidado Paliativo, Hospital de Retaguarda

Resumo

Nos últimos anos a população idosa está aumentando substancialmente, com cerca de 650.000 por ano, bem como a afirmação do conceito de unifamilies, isto é, famílias compostas por uma única pessoa. Em minha pesquisa é proposta uma reflexão sobre a saúde dos idosos no Brasil, e as condições de uma doença crônica e seu estado agudo – terminal, da qual resulta este estudo. Na sociedade atual, capitalista e capitalizados, o indivíduo é valorizado por sua produção, perdendo seu valor quando adquire uma doença incapacitante. Há uma necessidade crescente de trabalho, e cada vez há menos tempo e recursos para gerenciar a permanência de um paciente idoso em casa ou pagar por um cuidador. Esta situação leva as famílias a recorrer à hospitalização, o que torna os hospitais superlotados com pacientes neste estado, afetando tanto os cuidados de emergência como o tratamento de pacientes crônicos. Este fato ocorre devido à falta de infra-estrutura hospitalar, bem como pela falta de unidades do sistema de saúde capazes de oferecer cuidados paliativos. Os questionamentos sobre os idosos que necessitam de cuidados paliativos, e uma reflexão sobre o tipo de cuidado despendido para esse tipo de paciente, deve ser o ponto central das reflexões de um profissional, capaz de levá-lo a uma nova maneira de pensar e, consequentemente, inspirá-lo a agir de um modo novo.

Biografia do Autor

Angela Maria Amaral Soares Abou Ali

Coordenadora de Enfermagem do Hospital de Retaguarda Francisco de Assis, em Ribeirão Preto (SP). Enfermeira, Mestre em Gerontologia/PEPG em Gerontologia/PUC-SP.

Downloads

Como Citar

Abou Ali, A. M. A. S. (2011). Cuidados Paliativos e a Saúde dos Idosos no Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 14(1), 125–136. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p125-136

Edição

Seção

Artigos