Influência da dança na força muscular de membros inferiores de idosos

Autores

  • Joseane Rodrigues da Silva
  • Aline Corrêa Bisognin
  • Patrícia Ogliari
  • Eduardo Alexandre Loth
  • Karen Andrea Comparin

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p163-179

Palavras-chave:

Idoso, Dança, Força Muscular, Extremidade Inferior, Fisioterapia

Resumo

Objetiva-se avaliar a influência da dança na força muscular de membros inferiores de idosos. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo, tendo como sujeitos dez idosos de ambos os sexos, que praticaram aulas de dança de salão durante doze semanas. A avaliação foi realizada antes e após esse período, e composta por questionário com dados pessoais e anamnese, teste de levantar e sentar em 30 segundos e entrevista semi-estruturada com pergunta norteadora em relação à percepção de força muscular do idoso. Na análise quantitativa, foi utilizado o teste estatístico T Pareado, com nível de significância de p<0,05%. Na análise da parte qualitativa da pesquisa foram utilizados direcionamentos propostos por Minayo (1994). A força muscular mensurada através do teste de sentar e levantar em 30 segundos, demonstra que 4 participantes tiveram diminuição e 6 tiveram aumento no número de movimentos completos executados no teste, mas não houve diferença significativa estatisticamente entre os valores antes e após a intervenção (P=0,1934). O discurso dos participantes demonstrou, porém, que houve melhora perceptiva do idoso quanto à força muscular e também da mobilidade, jovialidade e auto-estima. Sugere-se que o efeito da dança, praticada na frequência utilizada neste estudo, causa maior efeito no bem-estar e na esfera psicossocial do indivíduo do que na força muscular mensurável Atividade lúdica em fisioterapia, realizada através de exercícios em grupo, traz benefícios; porém, não deve ser uma atividade isolada, mas sim associada a um treino específico para ganho de força muscular voltado às necessidades de idosos.

Biografia do Autor

Joseane Rodrigues da Silva

Fisioterapeuta, Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Gerontologia pela PUC-SP, Líder do Grupo de Pesquisa em Gerontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aline Corrêa Bisognin

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Patrícia Ogliari

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Eduardo Alexandre Loth

Fisioterapeuta, Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM/RS, Membro do Grupo de Pesquisa em Gerontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Karen Andrea Comparin

Fisioterapeuta, Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Linguagem e Sociedade pela Unioeste/PR, Membro do Grupo de Pesquisa em Gerontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Como Citar

da Silva, J. R., Bisognin, A. C., Ogliari, P., Loth, E. A., & Comparin, K. A. (2011). Influência da dança na força muscular de membros inferiores de idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 14(1), 163–179. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p163-179

Edição

Seção

Artigos