Equoterapia: qualidade de vida para o idoso sobre o cavalo

Autores

  • Lia Mara Wibelinger
  • Michele Marinho da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p181-193

Palavras-chave:

Cavalo, Qualidade de vida, Idoso

Resumo

A Equoterapia é uma técnica de reabilitação e educação que utiliza a equitação e as atividades equestres para proporcionar ao praticante benefícios físicos, psicológicos, educacionais e sociais. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, trabalhando o praticante de forma global, sendo o cavalo utilizado como método terapêutico que contribuirá para o desenvolvimento do equilíbrio, tônus, força muscular, a conscientização do próprio corpo, o aperfeiçoamento de coordenação motora, atenção, autoconfiança, autoestima e a qualidade de vida. O idoso na Equoterapia irá utilizar o cavalo como um mediador terapêutico no tratamento de diversas patologias proporcionando bem-estar e consequente melhora da qualidade de vida, sendo um tratamento prazeroso, pois se foge de consultórios e ambientes fechados. Além disso, o movimento tridimensional, rítmico e balançante do cavalo irá estimular o sistema vestibular, a melhora da consciência espaçotemporal, a concentração, o equilíbrio e a consolidação da segurança gravitacional, deixando o idoso menos vulnerável a quedas e a incapacidades funcionais. Sendo assim, esse artigo de revisão de literatura teve como objetivo verificar os efeitos e mostrar a importância da prática da Equoterapia, a fim de obter melhor qualidade de vida e longevidade.

Biografia do Autor

Lia Mara Wibelinger

Fisioterapeuta, docente do Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo; Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomédica pela PUCRS.

Michele Marinho da Silveira

Fisioterapeuta, Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo; Pós-graduada pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos em Ortopedia e Traumatologia com ênfase em atendimento na clínica de Fisioterapia; Mestranda bolsista Capes do Programa de Pós-graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Como Citar

Wibelinger, L. M., & da Silveira, M. M. (2011). Equoterapia: qualidade de vida para o idoso sobre o cavalo. Revista Kairós-Gerontologia, 14(1), 181–193. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p181-193

Edição

Seção

Artigos