Assistência Domiciliar no apoio aos idosos portadores de dependência: uma reflexão sobre sua aplicação na atenção primária

Sandra Maria Luciano Pozzoli

Resumo


Com as transformações demográficas e sociais, torna-se necessário a organização de uma rede de serviços de atenção domiciliar junto aos serviços de saúde da atenção primária para cuidar de idosos portadores de dependência. Os objetivos deste artigo são: discutir a organização de serviços de atenção primária e domiciliar em suas bases legais, bem como analisar a proposta do Projeto Melhor em Casa do Ministério da Saúde, como modelo de atenção domiciliar brasileiro e refletir como esses serviços podem promover a saúde mental ao idoso e cuidador. Conclui-se que a integração dos serviços de atenção primária e domiciliar pode gerar um suporte à saúde física e mental do idoso e sua família.

Palavras-chave


Assistência domiciliar; Atenção primária à saúde; Idoso

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i4p155-167

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.