Significados da violência na velhice: narrativas e a autopercepção de idosos participantes em um centro de convivência no município de São Paulo (SP)

Autores

  • Ludgleydson F. Araújo
  • Henrique Salmazo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i2p47-61

Palavras-chave:

Idoso, Violência, Autonomia

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar e descrever os significados da violência e maus-tratos contra a pessoa idosa entre seis participantes de um grupo de convivência do município de São Paulo/SP, bem como identificar o conhecimento dos mesmos sobre as disposições do estatuto do idoso a respeito da violência e abandono na velhice. A pesquisa foi composta por entrevistas semi-estruturadas, com questões abertas e analisadas qualitativamente. A descrição dos casos de violência incluiu questões como: a falta de respeito nos transportes públicos; os casos noticiados pela mídia; e os conflitos familiares. Embora os participantes tenham reconhecido as sanções penais previstas no Estatuto do Idoso, mencionaram a necessidade de reconhecer o idoso como um sujeito de direitos e deveres para a formulação de políticas públicas e de assistência, assegurando a autonomia e a capacidade de decisão do idoso.

Biografia do Autor

Ludgleydson F. Araújo

Psicólogo, Doutorando em Psicologia da Saúde pela Universidade de Granada, Espanha, Mestre em Psicologia Social, Especialista em Gerontologia pela UFPB, Professor Assistente III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Piauí – UFPI (Campus Ministro Reis Velloso – Parnaíba/PI).

Henrique Salmazo da Silva

Gerontólogo, Bacharel em Gerontologia pela Universidade de São Paulo – Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP). Mestrando em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP).

Downloads

Como Citar

Araújo, L. F., & Silva, H. S. da. (2012). Significados da violência na velhice: narrativas e a autopercepção de idosos participantes em um centro de convivência no município de São Paulo (SP). Revista Kairós-Gerontologia, 14(2), 47–61. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i2p47-61

Edição

Seção

Artigos