Capacidade funcional, declínio cognitivo e depressão em idosos institucionalizados: possibilidade de relações e correlações

Autores

  • Edvaldo Soares Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Marcelle de Oliveira Coelho Universidade Estadual Paulista - Unesp - Grupo de Pesquisa em Neurociências e Comportamento: Memória, Plasticidade, Envelhecimento e Qualidade de Vida.
  • Sebastião Marcos Ribeiro de Carvalho Universidade Estadual Paulista - Unesp - Grupo de Pesquisa em Neurociências e Comportamento: Memória, Plasticidade, Envelhecimento e Qualidade de Vida.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i3p117-139

Palavras-chave:

Capacidade Funcional, Capacidade Cognitiva, Depressão

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo realizar levantamento de episódios depressivos, declínio cognitivo e funcional de uma população de idosos residentes em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) localizada na cidade de Marília SP e, a partir de análise estatística, verificar a existência de possíveis correlações entre os episódios depressivos, declínio cognitivo e funcional entre (e com) as seguintes variáveis: idade, gênero (sexo) e escolaridade. Foram sujeitos da pesquisa 57 idosos residentes na ILPI, com idade entre 59 e 98 anos, de ambos os sexos. Foram utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados: Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) para avaliação da capacidade cognitiva; Índice de Barthel (IB) para avaliação da capacidade cognitiva e Inventário de Depressão de Beck (BDI).

Biografia do Autor

Edvaldo Soares, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutor em Neurociências; docente do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp - Campus de Marília SP.

Marcelle de Oliveira Coelho, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Grupo de Pesquisa em Neurociências e Comportamento: Memória, Plasticidade, Envelhecimento e Qualidade de Vida.

Fisioterapeuta. Membro do Grupo de Pesquisa em Neurociências e Comportamento: Memória, Plasticidade, Envelhecimento e Qualidade de Vida. Participante do Projeto de Extensão Memória e Envelhecimento Humano: Aspectos Neuropsicológicos e Estratégias Preventivas.

Sebastião Marcos Ribeiro de Carvalho, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Grupo de Pesquisa em Neurociências e Comportamento: Memória, Plasticidade, Envelhecimento e Qualidade de Vida.

Doutor em Energia na Agricultura; mestre em Medicina Interna e Terapêutica; docente do Departamento de Psicologia da Educação da FFC – Unesp - Campus de Marília – SP.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Soares, E., Coelho, M. de O., & Carvalho, S. M. R. de. (2013). Capacidade funcional, declínio cognitivo e depressão em idosos institucionalizados: possibilidade de relações e correlações. Revista Kairós-Gerontologia, 15(3), 117–139. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i3p117-139

Edição

Seção

Artigos