Sexualidade e AIDS na Terceira Idade

Autores

  • Suzana Carielo da Fonseca
  • Alessandra Thomazini
  • Alexandre Rosafa Gavioli
  • Fabiana J. Mariza Martos
  • Ilvana Severo Alves
  • Juliana Rocha Barroso
  • Roberto Galassi Amaral
  • Silvana Aparecida Baroni Goulart

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial10p181-204

Palavras-chave:

Terceira Idade, AIDS, Sexualidade, Gestão social da velhice, Envelhecimento Populacional, Velhice.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo encaminhar uma reflexão que envolve a articulação entre velhice e sexualidade. Esse tema foi motivado pela constatação, através de dados epidemiológicos, de que o Brasil assiste, atualmente, a um crescente aumento de novos casos de AIDS no grupo etário com idade superior a 60 anos. Se, de um lado, esse dado serve para desconstruir o imaginário (estigmatizado) de que “velho não faz sexo”, de outro, ele indica que é preciso problematizar as razões que respondem por esse estado de coisas. Por isso, procurou-se abordar “sexualidade”, “terceira idade” e “HIV/AIDS” como conceitos para, então, explorar de que modo sua associação permite ler a realidade antes referida. Ao final, há uma discussão sobre como, no Brasil, o Estado e as organizações não governamentais estão enfrentando o problema da saúde do idoso para, mais especificamente, deixar ver o sistema de proteção social disponível para o enfrentamento da AIDS neste segmento populacional.

Biografia do Autor

Suzana Carielo da Fonseca

fonoaudióloga clínica há 22 anos e pesquisadora da área da Saúde (mais especificamente de patologias de linguagem, como afasias e demências) e do campo interdisciplinar da Gerontologia (estudo do envelhecimento humano e da velhice). É docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e líder do Grupo dePesquisa CNPq “A Fragilização da Velhice e o Exercício Clínico no Campo da Gerontologia”. Idealizadora do Projeto de Extensão Universitária que deu origem ao “Centro de Atendimento a Afásicos (CAAf)” da Divisão de Ensino e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC) da PUC-SP e coordenadora, há mais de 5 anos,das atividades nele desenvolvidas: atendimento clínico, inclusão social (programa “Ponto de Encontro”) e atenção às famílias.

Alessandra Thomazini

formada em publicidade, artista de circo e produtora cultural, é diretora da Cooperativa Brasileira de Circo e membro do Colegiado Setorial de Circo do Ministério da Cultura/FUNARTE. Desenvolve projetos culturais e sociais que utilizam a temática circense como instrumento de transformação social e consolidação da identidade.Possui experiência no desenvolvimento de projetos de circo-social, produção e assessoria para de Festivais de Circo. Sexualidade na Velhice

Alexandre Rosafa Gavioli

formado em comunicação social há sete anos, tem experiência em redações de jornais e veículos de comunicação de grande porte e em assessoria de imprensa na área industrial.

Fabiana J. Mariza Martos

assistente social, atuante na área há 15 anos, e que pesquisa temáticas voltadas às questões de vulnerabilidade social. Atua também nas áreas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade em grande empresa, em São Paulo.

Ilvana Severo Alves

pedagoga, atuou durante 2 anos como educadora social no Projeto Alfabetização de Garis no Vale do Anhangabaú pelo NTC (Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP) em parceria com a Fundação Educa SP. Atualmente trabalha no SENAC-SP no Programa Educação para o Trabalho e pesquisas temáticas voltadas à Educação em Saúde.

Juliana Rocha Barroso

comunicadora, há 12 anos atua em instituições e projetos de comunicação com foco em questões sociais. É presidente (2009-2013) da Viração Educomunicação, ONG que ajudou a criar e que tem como missão proporcionar o acesso ao direito à comunicação e sua democratização entre adolescentes e jovens em todo o Brasil. Em 2007, foi finalista do Prêmio Ethos de Jornalismo – Empresas e Responsabilidade Social.

Roberto Galassi Amaral

doutorando em Serviço Social, pela UNESP-Franca, tem mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade São JudasTadeu (1987) e graduação em Administração de Empresas também pela Universidade São Judas Tadeu (1983). Professor do SENAC-SP, unidade Nove de Julho, nos cursos de especialização em projetos sociais e  esponsabilidade socioambiental empresarial. Adicionalmente presta serviço de docência, Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), FGV Management, Centro Universitário FEI e Fundação Educacional de Barretos. A experiência inclui projetos de consultoria nas áreas de sustentabilidade,

Silvana Aparecida Baroni Goulart

coordenadora de projetos sociais há 16 anos. É responsável há 4 anos pela coordenação de um programa no Estado de São Paulo chamado Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) que conta com 18 projetos, com foco na geração de trabalho, renda e educação; em que procura trabalhar o relacionamento intergeracional.

Downloads

Como Citar

Fonseca, S. C. da, Thomazini, A., Gavioli, A. R., Martos, F. J. M., Alves, I. S., Barroso, J. R., Amaral, R. G., & Goulart, S. A. B. (2012). Sexualidade e AIDS na Terceira Idade. Revista Kairós-Gerontologia, 14(Especial10), 181–204. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14iEspecial10p181-204