Considerações sobre o uso de métodos teatrais como abordagem terapêutica para pessoas com Doença de Parkinson

Autores/as

  • Elthon Gomes Fernandes da Silva Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Rose Mary de Abreu Martins Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Gerlane Karla Bezerra Oliveira Nascimento Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Sintia Ribeiro de Souza PUC-SP
  • Léslie Piccolotto Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p41-52

Palabras clave:

Voz, Teatro, Doença de Parkinson.

Resumen

No presente estudo, o objetivo foi expor considerações sobre a possibilidade dos jogos teatrais como abordagem terapêutica fonoaudiológica para pessoas com Parkinson. Apesar da escassa literatura, é possível afirmar que existe sinalização acerca do avanço sobre o modo de pensar nas Ciências da Saúde: necessidade de ampliar possibilidades terapêuticas, para que não somente uma dificuldade seja minimizada ou eliminada, mas sim a qualidade de vida possa ser reestabelecida à pessoa com Parkinson, inclusive no caso de pessoas de mais idade.

 

Biografía del autor/a

Elthon Gomes Fernandes da Silva, Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fonoaudiólogo clínico, Doutorando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professor substituto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Rose Mary de Abreu Martins, Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professora do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Gerlane Karla Bezerra Oliveira Nascimento, Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fonoaudióloga clínica; Professora substituta do Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Sintia Ribeiro de Souza, PUC-SP

Fonoaudióloga clínica.

 

Léslie Piccolotto Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Docente do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde; Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

 

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

Silva, E. G. F. da, Martins, R. M. de A., Nascimento, G. K. B. O., Souza, S. R. de, & Ferreira, L. P. (2013). Considerações sobre o uso de métodos teatrais como abordagem terapêutica para pessoas com Doença de Parkinson. Revista Kairós-Gerontologia, 16(2), 41–52. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p41-52

Número

Sección

Artigos