A produção do sujeito-velho como empresário de si: cadernos de saúde fabricando modos de vida.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p31-57Palabras clave:
Velhice, Mídia, Estudos foucaultianos.Resumen
O objetivo deste artigo é mostrar a articulação entre os saberes produzidos para os velhos, os jogos de força que entram em operação para garantia de um envelhecimento melhor e a subjetivação desses indivíduos. O corpus discursivo é composto por enunciações sobre velhice presentes na mídia impressa e foi analisado a partir do referencial foucaultiano. Percebe-se o atravessamento dos dispositivos disciplinares, de segurança e de controle, na fabricação de um sujeito-velho empresário de si mesmo.
Descargas
Publicado
2015-06-30
Cómo citar
Giusti, P. H., & Henning, P. C. (2015). A produção do sujeito-velho como empresário de si: cadernos de saúde fabricando modos de vida. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 31–57. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p31-57
Número
Sección
Artigos