Relación entre la independencia funcional y la calidad de vida de los participantes mayores en los grupos de asociación

Autores/as

  • Clara Janyelle Gomes de Carvalho Fisioterapia Cardiorrespiratória, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Luiz Eduardo Lima de Andrade Fisioterapia, especialista em ortopedia, traumatologia e desportiva. Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Bartolomeu Fagundes de Lima Filho Fisioterapia, atuação acadêmica na área de Neurologia e Gerontologia, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Ana Letícia de Souza Pereira Fisioterapia, atuação na área de Terapia manual, Ortopedia. Pós-Graduação em Dermatofuncional, CINTEC, PB. Filiada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Fernanda Diniz de Sá Fisioterapeuta, Doutoranda em Sociologia. Professora Adjunta na área de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  • Socorro Luna Cruz Fisioterapia Doutora em Motricidade Humana, Universidad Pedro Valdivia, Chile. Professora Adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p589-605

Palabras clave:

Calidad de vida, Capacidad Funcional, Ancianos.

Resumen

El objetivo de este estudio fue investigar la independencia funcional y su relación con la calidad de vida de los ancianos que participan en grupos de convivencia en Unidades Básicas de Salud. Se observa que la independencia funcional se correlaciona con la calidad de vida de los ancianos, con significación estadística para los dominios 'Función sensorial', 'Autonomía' y 'Participación social'. Se concluyó que las personas mayores funcionalmente independientes tienen una mejor calidad de vida.

 

Biografía del autor/a

Clara Janyelle Gomes de Carvalho, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Pós-Graduanda em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Atuação na área de Saúde Coletiva.

 

Luiz Eduardo Lima de Andrade, Fisioterapia, especialista em ortopedia, traumatologia e desportiva. Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Fisioterapeuta, especialista em ortopedia, traumatologia e desportiva. Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

 

Bartolomeu Fagundes de Lima Filho, Fisioterapia, atuação acadêmica na área de Neurologia e Gerontologia, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Fisioterapeuta, atuação acadêmica na área de Neurologia e Gerontologia, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

 

Ana Letícia de Souza Pereira, Fisioterapia, atuação na área de Terapia manual, Ortopedia. Pós-Graduação em Dermatofuncional, CINTEC, PB. Filiada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Fisioterapeuta, atuação na área de Terapia manual, Ortopedia. Pós-Graduação em Dermatofuncional, CINTEC, PB. Filiada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

 

Fernanda Diniz de Sá, Fisioterapeuta, Doutoranda em Sociologia. Professora Adjunta na área de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Fisioterapeuta, Doutoranda em Sociologia. Professora Adjunta na área de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

 

Socorro Luna Cruz, Fisioterapia Doutora em Motricidade Humana, Universidad Pedro Valdivia, Chile. Professora Adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

 

Fisioterapeuta. Doutora em Motricidade Humana, Universidad Pedro Valdivia, Chile. Professora Adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

 

Publicado

2019-06-30

Cómo citar

Carvalho, C. J. G. de, Andrade, L. E. L. de, Lima Filho, B. F. de, Pereira, A. L. de S., Sá, F. D. de, & Cruz, S. L. (2019). Relación entre la independencia funcional y la calidad de vida de los participantes mayores en los grupos de asociación. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 589–605. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p589-605

Número

Sección

Artigos