Envelhecendo com o HIV: Dando voz a pessoas idosas duplamente vulneráveis 397

Autores/as

  • Ivan Maziviero de Oliveira Médico Geriatra. Especialista em Geriatria pela SBGG e Residência Médica em Geriatria e Gerontologia pela UNIFESP. Preceptor Voluntário em Ambulatório na Disciplina de Geriatria e Gerontologia do Hospital São Paulo – UNIFESP. Preceptor na Enfermaria de Cuidados Paliativos e Geriatria do Hospital Santa Marcelina, São Paulo, SP, Brasil.
  • Naira Dutra Lemos Assistente Social da UNIFESP. Especialista em Gerontologia, SBGG. Mestre em Ciências da Saúde, UNIFESP. Coordenadora do Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso, UNIFESP. Presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SP/2007-2009.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p379-398

Palabras clave:

Palavras-chave, HIV, Envelhecimento, Vulnerabilidade, Idosos.

Resumen

Objetiva-se dar voz a pessoas idosas que envelheceram com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), a fim de compreendermos suas vulnerabilidades e experiências individuais. Como métodos, estudo qualitativo que utilizou a História Oral de Vida com idosos portadores de HIV com mais de dez anos de tratamento. Como resultados, das respostas dos onze idosos entrevistados, definiram-se seis categorias, por meio da análise de conteúdo dessas falas. As conclusões evidenciam que encontramos diversas formas de enfrentamentos e vicissitudes que culminaram no próprio silenciamento biográfico, tornando visíveis as vulnerabilidades de envelhecer com o HIV.

 

Biografía del autor/a

Ivan Maziviero de Oliveira, Médico Geriatra. Especialista em Geriatria pela SBGG e Residência Médica em Geriatria e Gerontologia pela UNIFESP. Preceptor Voluntário em Ambulatório na Disciplina de Geriatria e Gerontologia do Hospital São Paulo – UNIFESP. Preceptor na Enfermaria de Cuidados Paliativos e Geriatria do Hospital Santa Marcelina, São Paulo, SP, Brasil.

Médico Geriatra. Especialista em Geriatria pela SBGG e Residência Médica em Geriatria e Gerontologia pela UNIFESP. Preceptor Voluntário em Ambulatório na Disciplina de Geriatria e Gerontologia do Hospital São Paulo – UNIFESP. Preceptor na Enfermaria de Cuidados Paliativos e Geriatria do Hospital Santa Marcelina, São Paulo, SP, Brasil.

 

Naira Dutra Lemos, Assistente Social da UNIFESP. Especialista em Gerontologia, SBGG. Mestre em Ciências da Saúde, UNIFESP. Coordenadora do Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso, UNIFESP. Presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SP/2007-2009.

Assistente Social da UNIFESP. Especialista em Gerontologia, SBGG. Mestre em Ciências da Saúde, UNIFESP. Coordenadora do Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso, UNIFESP. Presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SP/2007-2009.

 

Publicado

2020-06-30

Cómo citar

Oliveira, I. M. de, & Lemos, N. D. (2020). Envelhecendo com o HIV: Dando voz a pessoas idosas duplamente vulneráveis 397. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 379–398. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p379-398

Número

Sección

Artigos