Representaciones sociales de las personas mayores sobre COVID-19: análisis de imágenes publicadas en el discurso mediático

Autores/as

  • Alessandra Souza de Oliveira Enfermeira, Universidade de Marília, UNIMAR. Doutoranda e Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, EESB. Docente do Colegiado de Enfermagem, Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.
  • Arianna Oliveira Santana Lopes Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Mestre em Família, Universidade Católica do Salvador. Atualmente é Subsecretária de Saúde, do município de Itambé, bolsista de Produtividade NR2 e Docente da Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.
  • Elaine dos Santos Santana Enfermeira, Doutora e Mestre em Memória, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Docente filiada à Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.
  • Nádia Cristina Moraes Sampaio Gobira Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Mestre em Geografia, com área de concentração em organização e dinâmica dos espaços agrário e regional. Docente do Instituto Federal da Bahia, IBFA.
  • Layanne Christinne dos Passos Miguens Fonoaudióloga. Mestre em Memória, Linguagem e Sociedade, com ênfase em Memória, Envelhecimento e Dependência Funcional. Docente na área de Fonoaudiologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA.
  • Luana Araújo dos Reis Enfermeira. Pós-Doutora, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Doutora e Mestra em Enfermagem, UFBA. Docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC.
  • Luciana Araújo dos Reis Fisioterapeuta. Pós-Doutorado em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde, UFRN. Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Atualmente é Gerente de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e Bolsista de Produtividade NR1 da Faculdade Independente do Nordeste. Pesquisadora colaboradora da UFRN e Docente Titular B, da UESB. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, Mestrado e Doutorado. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano, NIEPEH, UESB.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p461-477

Palabras clave:

Envejecimiento, Medios de comunicación, COVID-19.

Resumen

El objetivo es verificar las representaciones de las personas mayores sobre el COVID-19 mediante el análisis del contenido de imágenes de personas mayores publicadas en el portal G1 / Globo Play. Se trata de un estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, anclado en el aporte teórico de la TRS que evaluó 21 reportajes televisivos y digitales. Surgieron tres ejes temáticos: Representaciones de “Quedarse en casa”; Estrategias para afrontar la exclusión social en tiempos de pandemia; y perspectivas de futuro después de una pandemia.

 

Biografía del autor/a

Alessandra Souza de Oliveira, Enfermeira, Universidade de Marília, UNIMAR. Doutoranda e Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, EESB. Docente do Colegiado de Enfermagem, Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.

Enfermeira, Universidade de Marília, UNIMAR. Doutoranda e Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, EESB. Docente do Colegiado de Enfermagem, Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.

Arianna Oliveira Santana Lopes, Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Mestre em Família, Universidade Católica do Salvador. Atualmente é Subsecretária de Saúde, do município de Itambé, bolsista de Produtividade NR2 e Docente da Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Mestre em Família, Universidade Católica do Salvador. Atualmente é Subsecretária de Saúde, do município de Itambé, bolsista de Produtividade NR2 e Docente da Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.

Elaine dos Santos Santana, Enfermeira, Doutora e Mestre em Memória, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Docente filiada à Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.

Enfermeira, Doutora e Mestre em Memória, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Docente filiada à Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.

Nádia Cristina Moraes Sampaio Gobira, Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Mestre em Geografia, com área de concentração em organização e dinâmica dos espaços agrário e regional. Docente do Instituto Federal da Bahia, IBFA.

Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Mestre em Geografia, com área de concentração em organização e dinâmica dos espaços agrário e regional. Docente do Instituto Federal da Bahia, IBFA.

Layanne Christinne dos Passos Miguens, Fonoaudióloga. Mestre em Memória, Linguagem e Sociedade, com ênfase em Memória, Envelhecimento e Dependência Funcional. Docente na área de Fonoaudiologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA.

Fonoaudióloga. Mestre em Memória, Linguagem e Sociedade, com ênfase em Memória, Envelhecimento e Dependência Funcional. Docente na área de Fonoaudiologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA.

Luana Araújo dos Reis, Enfermeira. Pós-Doutora, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Doutora e Mestra em Enfermagem, UFBA. Docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC.

Enfermeira. Pós-Doutora, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Doutora e Mestra em Enfermagem, UFBA. Docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC.

 

Luciana Araújo dos Reis, Fisioterapeuta. Pós-Doutorado em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde, UFRN. Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Atualmente é Gerente de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e Bolsista de Produtividade NR1 da Faculdade Independente do Nordeste. Pesquisadora colaboradora da UFRN e Docente Titular B, da UESB. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, Mestrado e Doutorado. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano, NIEPEH, UESB.

Fisioterapeuta. Pós-Doutorado em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde, UFRN. Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Atualmente é Gerente de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e Bolsista de Produtividade NR1 da Faculdade Independente do Nordeste. Pesquisadora colaboradora da UFRN e Docente Titular B, da UESB. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, Mestrado e Doutorado. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano, NIEPEH, UESB. 

 

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Oliveira, A. S. de, Lopes, A. O. S., Santana, E. dos S., Gobira, N. C. M. S., Miguens, L. C. dos P., Reis, L. A. dos, & Reis, L. A. dos. (2020). Representaciones sociales de las personas mayores sobre COVID-19: análisis de imágenes publicadas en el discurso mediático. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 461–477. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p461-477