Tecnologías educativas y sociales para prevenir la violencia contra las personas mayores: una revisión integradora de la literatura

Autores/as

  • Karla Brandão de Araújo Mestranda do Programa de Enfermagem em Saúde Pública, da Universidade do Estado do Amazonas.
  • Maria de Nazaré de Souza Ribeiro Doutora em Ciências (Geografia Humana), USP. Pós-Doutora do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF/EEAC). Atualmente é Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas. Vice coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP). Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular. Líder do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades.
  • Cleisiane Xavier Diniz Doutora em Ciências, Universidade de São Paulo, USP. Área: Geografia Humana. Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (2006-atual). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública. Coordenadora do Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica (DCEG-AM).
  • Fátima Helena do Espírito Santo Doutorado em Enfermagem, UFRJ. Pós-Doutorado pela UERJ. Editora associada da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES; Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/ UFF), Docente Permanente do Curso Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF). Docente Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF); Docente do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF), Tutora Área do Idoso Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HUAP/UFF); Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Gerontológica (EEAAC/UFF).
  • Elizabeth Teixeira Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, UFPA. Pós-Doutorado em Sociologia, Universidade de Coimbra; Pós-Doutorado Sênior em Enfermagem, na UERJ. Professora Titular Aposentada da UEPA. Professora Visitante da UEA. Docente Permanente do Mestrado Profissional - Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP-UEA); Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE-UEA); Docente Colaborador do Mestrado e Doutorado PPGMT-UEA. Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação (LATTED-UEA).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p103-121

Palabras clave:

Tecnología educativa, Tecnología culturalmente apropiada, Maltrato a personas mayores.

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo identificar en la literatura el uso de tecnologías educativas y sociales para prevenir la violencia contra las personas mayores. Se trata de una revisión integradora de la literatura, realizada en las bases de datos BDENF, LILACS, MEDLINE y SCIELO, julio-agosto 2020, por parejas, considerando el marco temporal de diez años en portugués, inglés y español. Para formular la estrategia de búsqueda se utilizaron descriptores de salud controlados y no controlados, combinados entre sí mediante los operadores booleanos AND y OR. Se encontraron 999 artículos y luego de aplicar los criterios de inclusión y exclusión se obtuvo una muestra de 11. Del análisis de los estudios surgieron dos categorías temáticas: Tecnologías Reveladas y Prospección Tecnológica. Los principios de la teoría de Wanda de Aguiar Horta fueron adoptados en la discusión. De las tecnologías reveladas, se encontró que predominaron las tecnologías de cuidado con un enfoque en los cambios derivados de la senescencia y la senilidad. A partir de la prospección, se encontró que las tecnologías educativas y sociales se presentan como instrumentos de información, educación, posibilidad de atención ampliada y cambios conductuales. Se concluyó que existe una escasez de tecnologías educativas y sociales orientadas a prevenir la violencia contra las personas mayores, lo que plantea la necesidad de la producción de dichas tecnologías y la publicación de estudios con este tema.

Biografía del autor/a

Karla Brandão de Araújo, Mestranda do Programa de Enfermagem em Saúde Pública, da Universidade do Estado do Amazonas.

Mestranda do Programa de Enfermagem em Saúde Pública, da Universidade do Estado do Amazonas.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-0563-9562

 

Maria de Nazaré de Souza Ribeiro, Doutora em Ciências (Geografia Humana), USP. Pós-Doutora do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF/EEAC). Atualmente é Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas. Vice coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP). Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular. Líder do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades.

Doutora em Ciências (Geografia Humana), USP. Pós-Doutora do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF/EEAC). Atualmente é Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas. Vice coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP). Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular. Líder do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-7641-1004

 

Cleisiane Xavier Diniz, Doutora em Ciências, Universidade de São Paulo, USP. Área: Geografia Humana. Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (2006-atual). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública. Coordenadora do Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica (DCEG-AM).

Doutora em Ciências, Universidade de São Paulo, USP. Área: Geografia Humana. Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (2006-atual). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública. Coordenadora do Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica (DCEG-AM).

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4689-6204.

 

Fátima Helena do Espírito Santo, Doutorado em Enfermagem, UFRJ. Pós-Doutorado pela UERJ. Editora associada da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES; Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/ UFF), Docente Permanente do Curso Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF). Docente Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF); Docente do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF), Tutora Área do Idoso Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HUAP/UFF); Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Gerontológica (EEAAC/UFF).

Doutorado em Enfermagem, UFRJ. Pós-Doutorado pela UERJ. Editora associada da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES; Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/ UFF), Docente Permanente do Curso Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF). Docente Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF); Docente do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF), Tutora Área do Idoso Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HUAP/UFF); Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Gerontológica (EEAAC/UFF). 

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4611-5586

 

Elizabeth Teixeira, Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, UFPA. Pós-Doutorado em Sociologia, Universidade de Coimbra; Pós-Doutorado Sênior em Enfermagem, na UERJ. Professora Titular Aposentada da UEPA. Professora Visitante da UEA. Docente Permanente do Mestrado Profissional - Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP-UEA); Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE-UEA); Docente Colaborador do Mestrado e Doutorado PPGMT-UEA. Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação (LATTED-UEA).

Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, UFPA. Pós-Doutorado em Sociologia, Universidade de Coimbra; Pós-Doutorado Sênior em Enfermagem, na UERJ. Professora Titular Aposentada da UEPA.  Professora Visitante da UEA. Docente Permanente do Mestrado Profissional - Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP-UEA); Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE-UEA); Docente Colaborador do Mestrado e Doutorado PPGMT-UEA.  Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias para o Trabalho e Educação (LATTED-UEA). 

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-5401-8105

 

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

Araújo, K. B. de, Ribeiro, M. de N. de S., Diniz, C. X., Espírito Santo, F. H. do, & Teixeira, E. (2020). Tecnologías educativas y sociales para prevenir la violencia contra las personas mayores: una revisión integradora de la literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 103–121. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p103-121

Número

Sección

Artigos