Factores en asociación con la sarcopenia en ancianos institucionalizados

Autores/as

  • Carina Claudia Ribeiro Xavier Nutricionista, Universidade São Judas Tadeu. Mestre em Ciências do Envelhecimento. Especialista em Vigilância Sanitária dos Alimentos e Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Nutrição Clínica. Atualmente atua em Assessoria e Consultoria Nutricional (www.sabernutrir.com.br).
  • Rita de Cássia de Aquino Nutricionista, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Doutorado em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente nos cursos de Graduação da Universidade São Judas Tadeu, na Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientadora no Mestrado em Ciências do Envelhecimento na Universidade São Judas Tadeu. Experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Atendimento Nutricional e Avaliação de Consumo Alimentar de Idosos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p477-498

Palabras clave:

Envejecimiento, Instituciones de larga permanencia, Sarcopenia.

Resumen

A partir de la opción de institucionalización de ancianos y de la importancia de un cuidado particularizado, el objetivo del presente estudio fue identificar los factores en asociación a la sarcopenia en ancianos institucionalizados. Este es un estudio transversal, puesto que la sarcopenia ha presentado una frecuencia del 34,7% en este grupo y los principales factores en asociación han sido edad senil, sexo femenino, baja escolaridad, capacidad funcional comprometida y riesgo nutricional, es posible concluir que la identificación de los factores mencionados permitirá la diagnosis precoz y la programación de una adecuada intervención interdisciplinaria.

 

Biografía del autor/a

Carina Claudia Ribeiro Xavier, Nutricionista, Universidade São Judas Tadeu. Mestre em Ciências do Envelhecimento. Especialista em Vigilância Sanitária dos Alimentos e Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Nutrição Clínica. Atualmente atua em Assessoria e Consultoria Nutricional (www.sabernutrir.com.br).

Nutricionista, Universidade São Judas Tadeu. Mestre em Ciências do Envelhecimento. Especialista em Vigilância Sanitária dos Alimentos e Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Nutrição Clínica. Atualmente atua em Assessoria e Consultoria Nutricional (www.sabernutrir.com.br).

 

Rita de Cássia de Aquino, Nutricionista, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Doutorado em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente nos cursos de Graduação da Universidade São Judas Tadeu, na Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientadora no Mestrado em Ciências do Envelhecimento na Universidade São Judas Tadeu. Experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Atendimento Nutricional e Avaliação de Consumo Alimentar de Idosos.

Nutricionista, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Doutorado em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente nos cursos de Graduação da Universidade São Judas Tadeu, na Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientadora no Mestrado em Ciências do Envelhecimento na Universidade São Judas Tadeu. Experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Atendimento Nutricional e Avaliação de Consumo Alimentar de Idosos.

 

Publicado

2020-06-30

Cómo citar

Xavier, C. C. R., & Aquino, R. de C. de. (2020). Factores en asociación con la sarcopenia en ancianos institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 477–498. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p477-498

Número

Sección

Artigos