Proceso de Consentimiento en el Procedimento de Diagnóstico: Capacidade, Compreensión y Vulnerabilidad

Autores/as

  • Bruna Borba Neves Terapeuta Ocupacional. Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Terapeuta Ocupacional em Gerontologia (CREFITO).
  • Josemara de Paula Rocha Fisioterapeuta. Doutora em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Envelhecimento Humano. Especialista em Saúde do Idoso (Residência Multiprofissional) e em Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE).
  • Janete Rousselet de Souza Médica Geriatra e Gerontóloga. Mestre em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Preceptora do Serviço de Medicina Interna do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
  • José Roberto Goldim Biólogo. Mestre em Educação. Doutor em Medicina: Clínica Médica. Docente no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da Escola de Medicina da PUCRS, e pesquisador responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (LAPEBEC / HCPUMA).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p145-160

Palabras clave:

Bioética, Toma de decisiones, Anciano.

Resumen

El objetivo de este estudio fue comparar los hallazgos sobre la comprensión del Término de Consentimiento Libre e Informado (TCLI) en individuos con indicación para la realización de Endoscopia Digestiva Superior. Se trata de un estudio transversal, cuantitativo y analítico. Participaron en la autorización 139 personas adultas y 61 personas mayores que firmaron un formulario de consentimiento informado. Se encontró que las pocas diferencias entre los grupos de edad pueden sugerir el mantenimiento de la capacidad de tomar decisiones independientemente de la edad.

 

Biografía del autor/a

Bruna Borba Neves, Terapeuta Ocupacional. Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Terapeuta Ocupacional em Gerontologia (CREFITO).

Terapeuta Ocupacional. Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Terapeuta Ocupacional em Gerontologia (CREFITO).

Josemara de Paula Rocha, Fisioterapeuta. Doutora em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Envelhecimento Humano. Especialista em Saúde do Idoso (Residência Multiprofissional) e em Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE).

Fisioterapeuta. Doutora em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Envelhecimento Humano. Especialista em Saúde do Idoso (Residência Multiprofissional) e em Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE).

Janete Rousselet de Souza, Médica Geriatra e Gerontóloga. Mestre em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Preceptora do Serviço de Medicina Interna do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

 Médica Geriatra e Gerontóloga. Mestre em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Preceptora do Serviço de Medicina Interna do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

José Roberto Goldim, Biólogo. Mestre em Educação. Doutor em Medicina: Clínica Médica. Docente no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da Escola de Medicina da PUCRS, e pesquisador responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (LAPEBEC / HCPUMA).

Biólogo. Mestre em Educação. Doutor em Medicina: Clínica Médica. Docente no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da Escola de Medicina da PUCRS, e pesquisador responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (LAPEBEC / HCPUMA).

 

Publicado

2021-03-30

Cómo citar

Neves, B. B., Rocha, J. de P., Souza, J. R. de, & Goldim, J. R. (2021). Proceso de Consentimiento en el Procedimento de Diagnóstico: Capacidade, Compreensión y Vulnerabilidad. Revista Kairós-Gerontologia, 24(1), 145–160. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p145-160

Número

Sección

Artigos