Evaluación de la Atención Primaria de Salud en la atención del adulto mayor mediante el PCATool: revisión sistemática de la literatura

Autores/as

  • Márcia Alves Guimarães Dentista, Mestre em Saúde Pública. Doutoranda em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP, Brasil.
  • Isabela Malaguti Fisioterapeuta, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Mestranda em Geriatria e Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • André Fattori Graduação em Medicina e residência em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Doutorado em Clínica Médica, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Especialista em Geriatria, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atualmente é Professor-Doutor MS-3 da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, na Faculdade de Ciências Médicas (Departamento de Clínica Médica), na área de Geriatria.
  • Arlete Maria Valente Coimbra Graduação em Medicina, Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Reumatologia, Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado, University of Pennsylvania e residência-médica, Fundação Hospitalar de Santa Catarina. Atualmente é Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Professor Permanente da Universidade Estadual de Campinas. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Interna.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p397-414

Palabras clave:

Salud del Anciano, Evaluación de Servicios de Salud, Primeros Auxilios.

Resumen

Revisión sistemática de la literatura sobre la evaluación de la Atención Primaria de Salud (APS) en la atención de la población anciana mediante el instrumento “Herramienta de Evaluación de Atención Primaria-PCATool”. Los estudios que cumplieron con los criterios de inclusión utilizaron versiones que no abordaron las especificidades de los ancianos. La evaluación de la APS en la atención de la salud del anciano requiere de instrumentos que aborden las especificidades de la población anciana para evaluar mejor su desempeño.

 

Biografía del autor/a

Márcia Alves Guimarães, Dentista, Mestre em Saúde Pública. Doutoranda em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP, Brasil.

Dentista, Mestre em Saúde Pública. Doutoranda em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-3152-5614

 

Isabela Malaguti, Fisioterapeuta, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Mestranda em Geriatria e Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Fisioterapeuta, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Mestranda em Geriatria e Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

André Fattori, Graduação em Medicina e residência em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Doutorado em Clínica Médica, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Especialista em Geriatria, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atualmente é Professor-Doutor MS-3 da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, na Faculdade de Ciências Médicas (Departamento de Clínica Médica), na área de Geriatria.

Graduação em Medicina e residência em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Doutorado em Clínica Médica, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Especialista em Geriatria, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atualmente é Professor-Doutor MS-3 da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, na Faculdade de Ciências Médicas (Departamento de Clínica Médica), na área de Geriatria. 

Arlete Maria Valente Coimbra, Graduação em Medicina, Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Reumatologia, Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado, University of Pennsylvania e residência-médica, Fundação Hospitalar de Santa Catarina. Atualmente é Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Professor Permanente da Universidade Estadual de Campinas. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Interna.

Graduação em Medicina, Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Reumatologia, Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado, University of Pennsylvania e residência-médica, Fundação Hospitalar de Santa Catarina. Atualmente é Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Professor Permanente da Universidade Estadual de Campinas. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Interna. 

 

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

Guimarães, M. A., Malaguti, I., Fattori, A., & Coimbra, A. M. V. (2020). Evaluación de la Atención Primaria de Salud en la atención del adulto mayor mediante el PCATool: revisión sistemática de la literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 397–414. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p397-414

Número

Sección

Artigos