Envelhecimento e competências digitais: um estudo em populações 50+

Auteurs-es

  • Gina Maria Gouveia Páscoa Ciências Sociais, Especialidade de Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Portugal.
  • Henrique Manuel Pires Teixeira Gil Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Portugal.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p31-56

Mots-clés :

Aprendizagem ao longo da vida, Competências digitais, Envelhecimento.

Résumé

Este estudo investiga os fatores socioculturais que influenciam a aprendizagem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e identifica os impactos desta aprendizagem no Bem-estar (mental e social). A investigação envolveu 374 cidadãos (50+ anos), e os resultados apontam que, ao longo do processo de envelhecimento, a necessidade de comunicação e a manutenção da atividade intelectual são fatores preponderantes na aquisição de competências digitais, constituindo a inclusão e educação eixos fundamentais na aprendizagem ao longo da vida.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Gina Maria Gouveia Páscoa, Ciências Sociais, Especialidade de Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Portugal.

Doutorada em Ciências Sociais, Especialidade de Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Enfermeira na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, E.P.E. (ULSCB), Portugal.

 

Henrique Manuel Pires Teixeira Gil, Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Portugal.

Pós-Doutorado em Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Portugal.

 

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Publié-e

2017-09-30

Comment citer

Páscoa, G. M. G., & Gil, H. M. P. T. (2017). Envelhecimento e competências digitais: um estudo em populações 50+. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 31–56. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p31-56

Numéro

Rubrique

Artigos