COMPARTILHANDO SABERES ATRAVÉS DO ATENDIMENTO AO IDOSO EM UM CENTRO COMUNITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Auteurs-es

  • Samara Silva de Queiroz Centro Universitário de Brasília, Uniceub.
  • Letícia Lima dos Santos Centro Universitário de Brasília, Uniceub.
  • Karla Roberta Mendonça de Melo Centro Universitário de Brasília, Uniceub.
  • Noelle Joana Gonçalves Soares Centro Universitário de Brasília, Uniceub.
  • Samuel Rios Teixeira Centro Universitário de Brasília, Uniceub.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21iEspecial24p5

Mots-clés :

Envelhecimento, Avaliação Geriátrica, Educação em Saúde

Résumé

O envelhecimento populacional é um fenômeno que traz consigo importantes modificações para a sociedade e, portanto, para a saúde. Tais mudanças requerem estratégias e serviços específicos para o público idoso. Assim, a consulta de enfermagem corrobora como ferramenta para a troca de saberes significativos, a fim de transformá-los em autonomia e bem-estar do idoso. O objetivo é relatar a experiência vivenciada por um acadêmico de enfermagem junto ao preceptor, no decorrer do ensino teórico e prático, durante a consulta ao idoso, no centro comunitário desta instituição, compartilhando saberes entre os sujeitos. O presente estudo é um relato de experiência de duas graduandas durante a disciplina de saúde de um idoso do curso de enfermagem de uma instituição privada de Brasília. A grade curricular tem, como proposta, visitas técnicas ao longo de todo o semestre, quando os alunos são divididos em grupos para a realização das consultas de enfermagem aos idosos, sendo supervisionados pelo preceptor. Dessa maneira, a instituição oportuniza ao acadêmico a experiência de vivenciar a disciplina teórica atrelada à prática, em busca de formar profissionais capacitados para atender as demandas da pessoa idosa. Durante a consulta, foi possível desenvolver o conhecimento teórico, pois o espaço educacional favorece a interação entre aluno/preceptor/paciente, favorecendo a troca de saberes e, por conseguinte, proporcionar ao idoso o empoderamento e o conhecimento acerca do processo do envelhecimento. Concernentemente ao idoso, houve espaço para exteriorizar dúvidas e favorecer o autoconhecimento do ciclo biológico que o mesmo está vivenciando e, quanto ao aluno, para demonstrar o conhecimento adquirido e aprender formas diferenciadas de aplicá-lo.

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Comment citer

de Queiroz, S. S., dos Santos, L. L., de Melo, K. R. M., Soares, N. J. G., & Teixeira, S. R. (2018). COMPARTILHANDO SABERES ATRAVÉS DO ATENDIMENTO AO IDOSO EM UM CENTRO COMUNITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Kairós-Gerontologia, 21(Especial24), 5. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21iEspecial24p5

Numéro

Rubrique

Relato de Experiência