Dança sênior - efeitos benéficos à qualidade de vida, à incidência de dor em idosas

Auteurs-es

  • Tainá Samile Pesente Fisioterapia, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atualmente é Fisioterapeuta Residente em Cardiologia, Universidade de Passo Fundo, Hospital da Cidade de Passo Fundo, Prefeitura Municipal de Passo Fundo, RS.
  • Miriam Salete Wilk Wisniewski Fisioterapia, Doutora, Docente do Departamento de Ciências da Saúde, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Erechim, RS.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p205-215

Mots-clés :

Idosas, Terapia através de dança, Qualidade de Vida.

Résumé

Trata-se de um estudo quase-experimental, exploratório-descritivo, longitudinal-prospectivo e com abordagem quantitativa, que avaliou os efeitos benéficos da dança sênior sobre a qualidade de vida, e incidência da dor de 12 idosas que participaram de oito semanas de dança. Os resultados demonstraram diferença estatisticamente significativa em seis quesitos do questionário Short-Form Health Survey; e redução da intensidade da dor em praticamente todos os segmentos corporais, conforme Escala de Avaliação de Corlett.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Tainá Samile Pesente, Fisioterapia, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atualmente é Fisioterapeuta Residente em Cardiologia, Universidade de Passo Fundo, Hospital da Cidade de Passo Fundo, Prefeitura Municipal de Passo Fundo, RS.

Graduada em Fisioterapia, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atualmente é Fisioterapeuta Residente em Cardiologia, Universidade de Passo Fundo, Hospital da Cidade de Passo Fundo, Prefeitura Municipal de Passo Fundo, RS.

 

Miriam Salete Wilk Wisniewski, Fisioterapia, Doutora, Docente do Departamento de Ciências da Saúde, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Erechim, RS.

Fisioterapeuta, Doutora, Docente do Departamento de Ciências da Saúde, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Erechim, RS.

 

Téléchargements

Publié-e

2017-12-30

Comment citer

Pesente, T. S., & Wisniewski, M. S. W. (2017). Dança sênior - efeitos benéficos à qualidade de vida, à incidência de dor em idosas. Revista Kairós-Gerontologia, 20(Especial23), 205–215. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p205-215