Educação e envelhecimento bem-sucedido: reflexões sobre saúde e autocuidado
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i2p29-42Mots-clés :
Educação, Envelhecimento bem-sucedido, Saúde, AutocuidadoRésumé
O envelhecimento é um fenômeno mundial que acontece de forma diferente em países desenvolvidos e em desenvolvimento, já que a velhice bem-sucedida é interdependente de condições biológicas, psicológicas e sociais favoráveis ao exercício do autocuidado para a saúde. Tais práticas são, frequentemente, cultivadas por meio da educação que entremeia o processo de envelhecimento e a saúde. Este ensaio discorreu sobre a relação entre educação, autocuidado e saúde na velhice bem sucedida no contexto brasileiro. Foram considerados importantes aportes voltados ao tema em que foi possível observar a multiplicidade de produções que, frequentemente, contrastam com a realidade objetiva da saúde do idoso no Brasil. As considerações finais alertam para a urgência de efetivação de ações que tirem a cidadania do papel e promovam um ambiente em que o sujeito que envelhece tenha a certeza de que envelhecerá de forma bem-sucedida.Téléchargements
Publié-e
2013-03-04
Comment citer
Vitorino, S. dos S., Miranda, M. L. J., & Witter, C. (2013). Educação e envelhecimento bem-sucedido: reflexões sobre saúde e autocuidado. Revista Kairós-Gerontologia, 15(2), 29–42. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i2p29-42
Numéro
Rubrique
Artigos