Os fios do vestido: uma leitura historista do teatro de Nelson Rodrigues
Autores
Alexandre Pianelli Godoy
Unicastelo
Resumo
O artigo em questão trata de uma leitura historista da obra teatral de Nelson Rodrigues, representada pela peça que o tornou conhecido como “pai da moderna dramaturgia brasileira”, Vestido de noiva de 1943, o que implica emergência de uma nova leitura do passado no presente mediante a interpretação dos protocolos de época que envolveu a elaboração de seus textos teatrais. A existência do moderno passa a ser questionada em seu teatro e, portanto, a condição de possibilidade de se contar outra história passa a ser a da impossibilidade do moderno e da modernidade no Brasil dos anos 1940 e quiçá de hoje.
Palavras-chave
Historismo; Teatro; Nelson Rodrigues; Moderno.
Abstract
The article at issue is about a historist reading of Nelson Rodrigues theatrical work represented by the play which made him famous as the “father of Brazilian modern dramaturgy”, Vestido de noiva in 1943, which implies emergency for a new reading of the past in the present upon the interpretation of protocols present at that time which involved the writing of his plays. The existence of the modern begins to be questioned in his work and, therefore, the condition of the possibility to tell another story turns out to be the impossibility of the modern and the modernity in Brazil of the 40’s and maybe today.
Keywords
Historism; Theater; Nelson Rodrigues; Modern.
Biografia do Autor
Alexandre Pianelli Godoy, Unicastelo
O autor é bacharel, licenciado, mestre e doutor em História Social pela PUC/SP. É professor de História da UNICASTELO/SP e professor colaborador do curso de lato sensu “História, Sociedade, Cultura” da COGEAE-PUC/SP. Membro do conselho consultivo da ANPUH-SP na gestão 2006-2008 e do GT de Ensino de História na mesma instituição.