Na década de 1930, Walter Benjamin aponta para o fim da memória e da narração tradicionais como resultado de um processo que envolve fatores históricos que tiveram seu ápice com a Grande Guerra. Longe de se esgotar, esta discussão ganha mais fôlego na literatura e filosofia contemporâneas, nas reflexões históricas e historiográficas e não cessa de gerar questionamentos. Este artigo pretende discorrer sobre algumas características da narração confrontando teorias e autores das áreas de semiótica, antropologia, linguística e filosofia.
Palavras-chave
Narrativas ficcionais; Narrativas midiáticas; Mitos; História e relato.
Abstract
In the decade of 1930s, Walter Benjamin pointed to the end of memory and traditional narrative as a result of a process that involves historical facts which had their apogee with the big war. Far from exhaustion this discussion gets hotter in the contemporary literature and philosophy, in the historical and historiographer reflections. It is still does not end to generate questions. This article intends to talk about some characteristics of narrative comparing theories and authors from semiotics, anthropology, linguistic, and philosophy field.
Keywords
Fictitious narrative; Narrative from midia; Myths; History and report
Biografia do Autor
Gabriela Reinaldo, Universidade Federal do Ceará
A autora é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora adjunta do ICA (Instituto de Cultura e Arte) da Universidade Federal do Ceará.