Nosso objetivo neste trabalho é estabelecer um vínculo entre literatura e fenômeno religioso tendo como base uma perspectiva teológica da cultura. O objetivo da arte, e em específico o papel da literatura, é oferecer ao homem uma dimensão que vai além do simples adaptar-se ao mundo. A literatura não é cópia do real, mas um amplificador da instância do ser-mais que nos possibilita enfrentar a ameaça do não ser. Neste sentido, em consonância com o pensamento de Paul Tillich, entendemos que a literatura é uma manifestação do caráter religioso da cultura humana.
Palavras-chave
Literatura; Fenômeno religioso; Cultura; Ser; Não-ser.
Abstract
Our aim here is to establish a link between literature and religious phenomenon based on a theological perspective of culture. Art´s purpose, specifically the role of literature, is to offer man a dimension that goes beyond the mere adaptation to the world. The literature is not a copy of the real world, but an amplifier of our power of being that enable us to face the threat of non-being. Thus, in agreement to the Paul Tillich’s thought, we understand that literature is a manifestation of the religious character of human culture.
Keywords
Literature; Religious phenomenon; Culture; Being; Non-being.
Biografia do Autor
Gerson Tenório dos Santos, Unicastelo
Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Coordenador e professor do Curso de Letras da UNICASTELO. Secretário do Grupo de Poéticas da Poesia e da Prosa pertencente ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.
Paulo César Lopes, Unicastelo
Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela USP. Professor do Curso de Letras da UNICASTELO. Membro do Grupo de Poéticas da Poesia e da Prosa pertencente ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.