A formação da critica brasileira moderna, a partir de uma releitura de “Papéis Colados”, de Flora Süssekind

Autores

  • Maria Cláudia Araujo

Resumo

Este artigo, elaborado a partir das constatações de Flora Süssekind (1993) em Papéis Colados, fundamenta-se em evidenciar os aspectos de transformações da crítica literária no Brasil, a partir do ano de 1920, época em que a classe média brasileira começou a reivindicar a criação de universidades, em São Paulo e no Rio de Janeiro, graças à conscientização da coletividade. A abordagem de Flora Süssekind abre-nos uma referência histórica sobre o processo de transformação da crítica literária no Brasil, a partir da criação das universidades de filosofia do país, e leva-nos a questionar a postura da crítica contemporânea na mídia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cláudia Araujo

Doutoranda em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Literatura e Crítica Literária e especialista em Literatura pela mesma instituição. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Pesquisadora da CAPES e membro dos grupos de pesquisa Categorias da Narrativa e Religare, da PUC/SP.

Downloads

Como Citar

Araujo, M. C. (2011). A formação da critica brasileira moderna, a partir de uma releitura de “Papéis Colados”, de Flora Süssekind. Kalíope. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, 6(11). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/kaliope/article/view/7492

Edição

Seção

Artigos